Índice das bolsas da Europa cai e acumula forte baixa na semana

Índice das bolsas da Europa cai e acumula forte baixa na semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Os índices das principais bolsas europeias voltaram a cair nesta sexta-feira (19), com os investidores preocupados com o ritmo de crescimento da economia após redução da previsão do crescimento dos Estados Unidos divulgada pelo banco JP Morgan.  

O índice FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos principais papéis do continente, caiu 1,5%, para 911 pontos, acumulando nos últimos cinco dias baixa de 5,9%, quarta semana seguida de perdas. No mês, o índice soma perdas de 16%, caminhando para sua maior queda mensal desde seu lançamento, em 1999. No acumulado do ano, o indicador já caiu 19%.

A economia americana deve crescer menos do que o previsto nos próximos dois trimestres, ante o recuo da confiança do consumidor e a falta de ímpeto no mercado imobiliário, afirmou o JP Morgan.

Para o banco, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos vai crescer 1% no quarto trimestre deste ano, em vez dos 2,5% previstos anteriormente. No primeiro trimestre de 2012, a economia deve expandir-se 0,5%, e não 1,5%. O mercado também soube hoje que o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha apresentou alta de 0,7% em julho na comparação com junho e de 5,8% frente a julho do ano passado. Os porcentuais superaram as previsões de analistas, de altas de 0,1% na comparação mensal e 5,6% na anual.

Índices

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 1,01%, para 5.041 pontos, em Paris, o CAC 40 perdeu 1,92%, para 3.017 pontos, e em Frankfurt, o DAX recuou 2,19%, para 5.480 pontos.

Mais uma vez, os bancos lideraram as perdas. Deutsche Bank caiu 5,2%, RBS perdeu 4,4%, Lloyds fechou em baixa de 4,8% e Unicredit declinou 5,8%.

Um dos poucos destaques positivos do dia foi a britânica Autonomy, cujas ações dispararam 76% depois que a empresa de software aceitou a proposta de compra de US$ 10,3 bilhões feita pela HP.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições