Índice de Preços ao Consumidor chinês subiu 4,9% em fevereiro

Índice de Preços ao Consumidor chinês subiu 4,9% em fevereiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O índice de preços ao consumidor (IPC), principal indicador da inflação, subiu na China 4,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje o departamento nacional de estatísticas (BNE) do gigante asiático.

Em janeiro, o IPC também subiu 4,9%, o que significou um ligeiro aumento em comparação aos 4,6% de dezembro, apesar das medidas iniciadas pelo Governo chinês para frear a alta dos preços.

Mesmo assim, tanto janeiro como fevereiro se mantiveram abaixo do aumento de 5,1% de novembro, o número mais alto em 30 meses.

O BNE também publicou nesta sexta-feira o Índice de Preços de Produção, indicador da inflação nas vendas por atacado, que subiu 7,2% no mês passado com relação a fevereiro de 2010, e desta forma superou o avanço de janeiro, que foi de 6,6%.

Na quinta-feira, o Banco Popular da China anunciou que prevê alta de 5% da inflação para 2011, devido ao aumento dos preços internacionais das matérias-primas.

Já o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, assinalou há alguns dias que espera inflação de 4% este ano.

O aumento dos preços é uma das principais preocupações do Governo chinês, que considera seu controle necessário para evitar um descontentamento social que poderia gerar revoltas no gigante asiático.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições