MENU

Nestlé faz alerta para ano difícil após vendas acima do previsto

Nestlé faz alerta para ano difícil

Atualizado: Sexta-feira, 20 Abril de 2012 as 8:26

A Nestlé, maior grupo de alimentos do mundo, alertou que 2012 pode ser um ano difícil em função do crescimento instável nos países desenvolvidos, enquanto a demanda nos mercados emergentes e o aumento de preços ajudaram as vendas no primeiro trimestre a crescer mais que o previsto.


"Como previsto, 2012 já está se mostrando um ano desafiador", afirmou o presidente-executivo do grupo suíço, Paul Bulcke.


"Em muitos países desenvolvidos, onde a confiança do consumidor está baixa, o clima para negócios está moderado, mas na maioria dos mercados emergentes a confiança continua dinâmica e rica em oportunidades de crescimento", acrescentou.


Os mercados emergentes -que já respondem por mais de 40% das vendas da companhia- cresceram 13%, enquanto nos países desenvolvidos houve alta de apenas 3,1%.


O crescimento orgânico das vendas no primeiro trimestre caiu para 7,2%, ante 7,5% em 2011, mas superou a previsão de 6,6% em pesquisa da Reuters com analistas.


Em valores, incluindo efeitos cambiais, as vendas subiram 5,6%, para 21,4 bilhões de francos suíços (US$ 23,4 bilhões).


O aumento de preços contribuiu com 4,4% do crescimento das vendas, acima dos 3,7% que analistas esperavam. O volume cresceu 2,8%, como previsto.

veja também