Novo comitê do BC foca trabalhos internos e análises

Novo comitê do BC foca trabalhos internos e análises

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

BRASÍLIA - O diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, afirmou hoje que a criação do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), anunciada hoje, foi discutida "há algum tempo", desde o início de gestão do atual presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini. "Já temos o Copom, agora teremos mecanismo para estabilidade do sistema", explicou, referindo-se a duas missões do BC, que são a estabilidade da moeda e do sistema financeiro.

De acordo com Anthero, o Comitê será voltado para trabalhos internos e aprimoramento da governança. "Poderemos aprimorar trabalhos nessa área", comentou. A justificativa para a criação do Comef é que o Brasil está se tornando um ator cada vez mais importante no processo de regulação financeira global. "O Banco Central (brasileiro) tem sido cada vez mais chamado, por isso é bom estar mais organizado", disse.

O diretor comentou que o BC brasileiro não é o primeiro a criar um comitê dessa natureza, citando experiências da União Europeia e da Inglaterra.

Anthero negou que a criação do Comef tenha alguma relação com a recente adoção de medidas macroprudenciais pela autoridade monetária. "O Comef irá gerir processos de conhecimento e análise", afirmou o diretor, acrescentando que o grupo visará a orientar as áreas do banco para que trabalhem de forma mais "harmônica".

Segundo Anthero, a diretoria do BC continuará a tomar as decisões sobre regulações e outros pontos pertinentes ao trabalho dos executivos. "O Comef poderá dar diretrizes para sermos mais proativos", comentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições