MENU

Otimismo com Europa e EUA impulsiona mercados asiáticos

Otimismo com Europa e EUA impulsiona mercados asiáticos

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 9:22

As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (6), por otimismo de que os líderes da zona do euro estejam agindo para ajudar o setor financeiro do bloco. Também, dados sugeriram que os Estados Unidos podem conseguir evitar uma recessão econômica, aliviando a aversão a risco do mercado depois da intensa onda de vendas desta semana, gerada pelo temor de que a crise de dívida da Europa possa desencadear uma crise financeira global.

"Os dados dos EUA reforçam a percepção de que, apesar da recente deterioração da confiança, a turbulência financeira até agora não causou danos materiais sérios à economia, pelo menos nos EUA", avaliou Hiroki Shimazu, economista sênior de mercado da SMBC Nikko Securities.

O índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 4,1%, compensando mais de metade das perdas sofridas nesta semana e afastando-se da mínima em dois anos atingida na terça-feira.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,66%, interrompendo uma série de quatro dias de declínio em meio à cobertura de posições vendidas - quando investidores realizam ganhos ao comprar de volta ações que eles haviam vendido anteriormente em uma aposta na queda dos preços. Os setores de commodities e tecnologia foram destaque de alta.

O mercado de Hong Kong também se valorizou com cobertura de posições, produzindo fortes ganhos em várias ações relacionadas à China que estavam entre as mais vendidas dos últimos pregões. O índice Hang Seng disparou 5,67%.

O índice de Seul encerrou em alta de 2,63%. A bolsa de Taiwan avançou 2,04%. Cingapura subiu 2,94% e Sydney fechou com valorização de 3,65%.        

veja também