Para agricultor familiar, crise derrubou preço dos produtos e fez subir custo

Para agricultor familiar, crise derrubou preço dos produtos e fez subir custo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Para agricultor familiar, crise derrubou preço dos produtos e fez subir custo

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos, disse nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, que para a agricultura familiar, a crise internacional não representa uma crise de créditos, mas de preços.

"O crédito disponibilizado para a agricultura familiar é satisfatório. Para o nosso setor, os problemas decorrentes da crise são outros. Pagamos preços muito altos por insumos, em decorrência da alta do dólar. Já produtos como milho e leite tiveram os preços muito reduzidos, e isso pesará na hora de vendê-los", disse Santos."Em termos de crédito, o que nos preocupa está associado à Lei de Crimes Ambientais, porque o Brasil passou séculos financiando desmatamentos, sem qualquer tipo de controle ambiental e, de uma hora para a outra, resolve tirar o crédito de pequenos e médios agricultores que não conseguirem cumprir a nova lei, sem dar a eles qualquer condição de adaptação gradativa", argumentou.

Para o coordenador de Política Agrária da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf), Gilmar Pastório, as sementes transgênicas são os maiores responsáveis por levar a crise internacional à agricultura familiar na Região Sul.

"Ainda não sentimos falta de linhas de crédito. O que sentimos, principalmente no Sul, é a ausência de sementes que não sejam transgênicas. O Brasil caiu numa armadilha, e nós havíamos antecipado ela desde o governo Fernando Henrique Cardoso até o atual". Segundo Pastório, "98% das sementes no Sul são transgênicas, o que torna a produção, no mínimo, 70% mais cara".

"Não se compra apenas sementes para plantar transgênicos. São necessários adubos e venenos específicos para elas, e os preços destes estão associados ao dólar, bem como os royalties que pagamos. E com o dólar baixo na hora da comercialização dos produtos, a coisa piorará ainda mais", alegou.

"Se os produtores rurais tivessem em mãos as sementes de dez anos atrás, os impactos da crise seriam minimizados", avaliou Pastório.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições