Pequeno empresário continua otimista, aponta Insper

Pequeno empresário continua otimista, aponta Insper

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), elaborado a cada três meses pelo instituto de ensino e pesquisas Insper, em parceria com o banco Santander , mostra que os pequenos empresários estão otimistas em relação ao próximo trimestre. Em uma escala de 0 a 100, a medição ficou na marca dos 75,4 pontos, só 0,5 ponto acima do último indicador. "Um resultado ligeiramente superior do que o último indica uma estabilização do otimismo", explica o professor de economia do Insper, José Luiz Rossi.

O estudo analisa a percepção dos empresários em relação a seis pontos: a economia do país, o ramo de atuação, o faturamento, o lucro, os funcionários e o investimento em infraestrutura. Foram consultadas 1200 empresas de todo o país, com faturamento de até 30 milhões de reais ao ano e de três setores principais: serviços, indústria e comércio. Os empresários do setor de serviços foram os que se mostraram mais otimistas em relação ao terceiro trimestre, seguidos pelos do comércio e da indústria.

Sobre o que o próximo governo pode fazer para melhorar o ambiente de negócios, os pequenos e médios empresários garantem que a prioridade é a reforma tributária, seguida por redução na taxa de juros e investimento em qualificação de mão de obra. 

O índice começou a ser feito em 2008 e registrou alta nos últimos três trimestres. Na análise regional, o Nordeste teve o maior crescimento no nível de confiança. "Esse crescimento pode ter sido impulsionado pelo fato da região ter mais empresas que atendem ao mercado doméstico", explica Rossi. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições