Petrobras poderá pedir revisão da cessão onerosa em até quatro anos

Petrobras poderá pedir revisão da cessão onerosa em até quatro anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A revisão dos contratos da cessão onerosa realizada pelo governo à Petrobras na última quarta-feira (1) será realizada em no máximo quatro anos, limite que a estatal tem para realizar os estudos necessários para declarar a comercialidade de cada campo cedido.

O objetivo é garantir um preço justo ao longo do tempo. A revisão ocorre após o programa exploratório obrigatório de cada área, podendo haver remanejamento de exploração entre os blocos, limitados aos 5 bilhões de barris, caso o volume estimado seja diferente do encontrado.

O diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Almir Barbassa, explicou, em teleconferência com analistas, que só haverá uma revisão de preços, após o programa exploratório. "Revisão de preços é uma só. A realocação de volumes pode se dar a qualquer tempo. Os valores da revisão, quando for declarada a comercialidade, serão os valores de referência para eventual realocação de exploração entre os campos", disse o diretor.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que também participou da apresentação dos detalhes da cessão onerosa a analistas, lembrou que uma eventual realocação de produção entre os campos cedidos pelo governo deverá respeitar o valor estimado por barril, e não o número de barris, já que o óleo de cada campo tem um valor diferenciado, de acordo com a qualidade.

Gabrielli disse que a empresa trabalha com a meta de fluxo de caixa de quatro anos para o programa exploratório dos campos, podendo ser estendido por mais dois anos, dependendo da necessidade.

O preço do petróleo utilizado como parâmetro é fixo, baseado no mercado futuro (na Nymex), menos o spread de qualidade, de acordo com metodologia da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). Já os preços utilizados para o gás são baseados nos mercados não-térmicos de Rio de Janeiro e São Paulo, descontados os custos de transporte, processamento e transferência.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições