MENU

Portugal anuncia medidas para reduzir déficit fiscal

Portugal anuncia medidas para reduzir déficit fiscal

Atualizado: Quinta-feira, 13 Maio de 2010 as 1:10

Portugal vai tomar medidas para reduzir seu déficit fiscal, anunciou nesta quinta-feira (13) o primeiro-ministro do país, José Sócrates.

O governo pretende cobrar impostos de renda extraordinários de até 1,5%, elevar o imposto sobre valor agregado em 1 ponto percentual e impor taxação de 2,5% sobre os lucros de grandes companhias e bancos.

Sócrates disse que as medidas permitirão que Portugal corte o déficit fiscal neste ano para 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB), contra déficit de 8,3% anunciado em março.

As medidas também permitirão que o país reduza a meta de déficit fiscal de 2011 em 2 pontos percentuais, para 4,6% do PIB. A meta anterior era de 6,6%. "Essas medidas são cruciais para reestabelecer a confiança e assegurar o financiamento da economia", disse Sócrates.

O primeiro-ministro acrescentou que o salário de políticos e de funcionários de altos cargos no setor público serão cortados em 5%.

Nesta quarta (12), a Espanha havia anunciado medidas semelhantes, para economizar 15 bilhões de euros em 2010 e 2011. Entre os planos estão redução de salários do setor

veja também