Preços na construção civil sobem em outubro, mostra FGV

Preços na construção civil sobem em outubro, mostra FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

A inflação na construção civil medida pelo Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M) acelerou outubro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice subiu 0,20% neste mês, resultado superior ao de setembro, quando avançou 0,14%. No ano, até outubro, o INCC-M acumula alta de 6,68% e, em 12 meses, de 7,70%. O índice representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Os preços de mão de obra também apresentaram aumento mais forte e tiveram alta de 0,16% em outubro, após subirem 0,01% em setembro. Porém, os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram com menos intensidade, e mostraram elevação de 0,25% neste mês, após avançarem 0,27% em setembro.

Entre os produtos pesquisados, as mais expressivas elevações de preço na construção civil foram apuradas em ajudante especializado (0,24%); elevador (0,59%); e refeição pronta no local de trabalho (1,09%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em condutores elétricos (-2,06%); aluguel de máquinas e equipamentos (-0,07%); e ferragens para esquadrias (-0,12%).

Quatro capitais tiveram aceleração: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em sentido oposto, Salvador, Recife e São Paulo tiveram desaceleração.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições