Procura por crédito aumenta 13,7% no primeiro semestre, diz Serasa

Procura por crédito aumenta 13,7% no primeiro semestre, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

 A quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 13,7% no primeiro semestre de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, houve recuo da demanda, na comparação com o semestre anterior, quando o indicador avançou 16,2%, apontou o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito.

Considerando-se apenas o mês de junho deste ano, houve queda de 3,0% na busca do consumidor por crédito em relação a maio, mas elevação de 21,0% frente a junho do ano passado.

A desaceleração da procura do consumidor por crédito verificada no primeiro semestre deste ano 'parece ter ficado aquém do esperado face à sequência de elevação dos juros e à adoção das medidas macroprudenciais', apontaram economistas do Serasa.

Este cenário 'ainda deverá ocasionar elevações adicionais da taxa básica de juros (taxa Selic) por parte do Banco Central neste segundo semestre, com o objetivo de conter ainda mais a demanda agregada', dizem os economistas da instituição.

Segundo o indicador, os consumidores de baixa renda, que ganham até R$ 500 por mês, lideraram a busca por crédito no primeiro semestre: a expansão registrada por esta classe de renda foi de 34,8%. Em segundo lugar, aparecem os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, com alta de 19,2% no mesmo intervalo de comparação.

O menor ritmo de crescimento da demanda por crédito foi registrado pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000: alta de 7,2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

A região Nordeste respondeu pela maior alta na procura por crédito no país, apresentando crescimento de 17,1% na comparação com o primeiro semestre de 2010. A região Sul apresentou a menor taxa de crescimento da demanda por crédito no primeiro semestre deste ano, com avanço de 11,9% em relação a igual intervalo do ano passado.          

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