Produção industrial recua 2,1% em janeiro

Produção industrial recua 2,1% em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

A produção industrial no país registrou queda de 2,1% em janeiro de 2012, na comparação com o mês anterior,de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo período do ano passado, a atividade mostrou recuo de 3,4% - o quinto resultado negativo nesse tupo de comparação. Em 12 meses, a indústria tem queda de 0,2%.

Na véspera, foi conhecido o desempenho do Produto Interno Bruto brasileiro de 2011. A indústria cresceu apenas 1,6% no ano passado.

Em janeiro, a atividade fabril caiu em 14 dos 27 setores pesquisados, com a maior influência negativa partindo de veículos automotores (-30,7%), "pressionado principalmente pela concessão de férias coletivas que atingiu várias empresas do setor".

Também pesaram sobre a produção o desempenho das indústrias extrativas (-8,4%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, ópticos e outros (-26,3%), bebidas (-7,7%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-12,2%), produtos de metal (-6,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,1%).

Já entre os setores que apresentaram aumento de produção estão edição e impressão (9,9%), máquinas e equipamentos (4,5%), refino de petróleo e produção de álcool (4,8%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (14,3%) e têxtil (6,6%).

Na análise entre as categorias de uso, sobre dezembro de 2011, bens de capital apresentou queda de 16,0%. "Queda foi influenciada principalmente pela menor produção de caminhões, uma vez que se observou férias coletivas em várias empresas do setor nesse mês", segundo disse o IBGE, em nota. Também mostraram queda os segmentos de bens de consumo duráveis (-1,9%) e de bens intermediários (-2,9%). O setor produtor de bens de consumo semi e não duráveis avançou 0,7%.

Comparação anual

Sobre janeiro de 2010, o desempenho negativo foi predominante: três das quatro categorias de uso e 14 das 27 atividades pesquisadas apontaram redução na produção. O maior impacto negativo partiu de veículos automotores, com queda de 26,7%.

Outras contribuições negativas partiram de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-24,8%), indústrias extrativas (-5,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-10,0%), produtos de (-7,2%), vestuário e acessórios (-19,4%) e farmacêutica (-5,9%).

Entre os ramos que apresentaram crescimento na produção, as principais influências sobre o total da indústria ficaram com os setores de alimentos (4,7%), de máquinas e equipamentos (4,6%) e de refino de petróleo e produção de álcool (4,2%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições