Receita alerta sobre tentativas de fraudes no IR pelos Correios

Receita alerta sobre tentativas de fraudes no IR pelos Correios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

A Secretaria Receita Federal advertiu os contribuintes nesta sexta-feira (4) de que não envia cartas solicitando ou intimando aos contribuintes a regularizarem dados cadastrais.

"Todos os anos, principalmente durante o período que antecede a entrega de declarações, surgem vários tipos de denúncias onde falsários fazem se passar por servidores da Receita Federal para tentar extrair dados fiscais, bancários ou de outra natureza que venham expor a vida privada dos cidadãos", informou o Fisco.

Neste ano, de acordo com a Receita Federal, muitos contribuintes denunciaram que receberam, via correio, uma cartas falsas. O órgão esclareceu que os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais, devem utilizar o site da Receita Federal, por meio do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento.

No e-CAC, segundo o Fisco, é onde estão os serviços de atualização dos dados, que podem ser utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para utilizar o serviço, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital. Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.

"Somente dessas duas maneiras são feitas as alterações ou regularizações cadastrais no banco de dados da Receita Federal do Brasil", concluiu o órgão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições