Receita pretende usar tecnologia para aumentar fiscalização

Receita pretende usar tecnologia para aumentar fiscalização

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O novo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, afirmou nesta quinta-feira (20), em seu primeiro contato com a imprensa após a nomeação, que pretende intensificar a fiscalização das pessoas físicas e das empresas. Segundo ele, a tecnologia será uma aliada do Fisco nesse processo.

"Você tem melhoras substanciais no sistema e a cada dia melhora mais o uso das tecnologias. A cada dia fortalece mais a possibilidade de ter uma fiscalização mais segura, incisiva, e poder intensificar o acompanhamento dos contribuintes. A tecnologia será utilizada mais intensamente", disse Barreto.

Ele lembrou que o Fisco já conta com instrumentos que possibilitarão o aumento do cruzamento de informações, o que permite agilizar o controle existente sobre os contribuintes. Barreto citou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPE), além dos livros fiscais e das notas fiscais eletrônicas.

"A possibilidade de cruzamento de dados reduz as fraudes fiscais", declarou ele, que defendeu o "fortalecimento" das malhas fiscais e do uso da inteligência por parte da Receita Federal. Entre os objetivos da Receita Federal em sua gestão, ele citou o aumento da "percepção de risco" e uma maior "presença fiscal" do órgão.

Por: Alexandro Martello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições