MENU

Recuperação da economia global parece ter se iniciado, diz Copom

Recuperação da economia global parece ter se iniciado, diz Copom

Atualizado: Quinta-feira, 10 Setembro de 2009 as 12

A recuperação da atividade econômica global "parece ter tido início" apesar de as tendências de contração ainda prevalecerem sobre as pressões inflacionárias, segundo avaliação feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na última semana, quando os juros básicos da economia brasileira foram mantidos em 8,75% ao ano. A ata da reunião foi divulgada nesta quinta-feira, 10 de setembro.

"A visão atualmente dominante aponta para contração da economia mundial em 2009, com recuperação em 2010. As projeções consensuais são de retração da atividade nos EUA, na Europa e no Japão (o G3), que não seria totalmente compensada pelos bolsões de dinamismo econômico existentes nas economias emergentes, mormente na Ásia", informou o Copom em sua ata.

Segundo a autoridade monetária, os "sinais de contração" da economia global "estão enfraquecendo", com alguns países, especialmente na Ásia, registrando crescimento econômico já no segundo trimestre.

O BC avalia ainda, na ata do Copom, que há "evidências" de que a atividade econômica no G3 (EUA, Europa e Japão) poderia estar se estabilizando, com "sinais de melhora na atividade industrial e estabilização do mercado imobiliário nos EUA, recuperação da atividade manufatureira e da confiança empresarial na Alemanha e retomada industrial no Japão".

"Por outro lado, persiste o risco de que os problemas do sistema financeiro internacional sejam agravados pela deterioração cíclica na qualidade do crédito, centrada nos EUA e na Europa, o que poderia conter a distensão das condições financeiras e, por conseguinte, dificultar a consolidação da recuperação", acrescenta o Copom.

veja também