Recuperação global não está garantida, segundo líderes do G8

Recuperação global não está garantida, segundo líderes do G8

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A recuperação global ainda não está garantida e os governos vão se preocupar efetivamente com os pesados gastos com programas de estímulo a suas economias somente quando ela se firmar, segundo uma cópia obtida do documento prévio a ser divulgado pelos líderes do Grupo dos Oito (G8, formado pelas nações mais ricas do mundo e a Rússia) ao fim da reunião realizada na cidade de L'Aquila, na Itália.

"Enquanto existem sinais de estabilização, incluindo a recuperação dos mercados acionários (...) a situação continua incerta e riscos significativos permanecem sobre a economia e a estabilidade financeira", informou um comunicado preliminar preparado para ser divulgado por líderes das potências industriais do G8, cuja cópia foi obtida pela Reuters.

Os líderes, que se reúnem nesta quarta-feira na cidade de L'Aquila, recentemente atingida por um terremoto, para discussões que se iniciam com o assunto economia, vão dizer que estão comprometidos em reduzir os gastos com estímulo, mas apenas quando suas economias realmente parecerem seguras.

"Nós concordamos com a necessidade de preparar estratégias apropriadas para desenvolver medidas extraordinárias quando a recuperação estiver assegurada", informa um comunicado preliminar. "Estratégias de saída vão variar dependendo das condições econômicas e das finanças públicas."

Estímulo

Economistas disseram que a renovação nas últimas semanas da preocupação do mercado sobre as projeções de recuperação significa que faz sentido manter os esforços para assegurar a recuperação econômica como principal tópico a ser discutido.

Seguindo para as reuniões na Itália, autoridades disseram que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, vai pressionar novamente outros líderes para reiterarem seu comprometimento com a rápida restauração das finanças públicas, quando a turbulência passar.

Mas, por enquanto, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão e França querem manter o foco em esforços mais firmes sobre a recuperação. O estilo do comunicado reflete a linha do governo norte-americano na cúpula de ministros das Finanças, no mês passado.

As expectativas são de que as potências do G8 - EUA, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá e Rússia - divulguem o comunicado após algumas horas de discussões ainda nesta quarta-feira (8).

Líderes do grupo conhecido como G5, integrado por países de mercados emergentes, sendo China, Índia e Brasil os mais importantes, devem se reunir paralelamente e se juntar aos líderes do G8 apenas na quinta-feira para novas discussões e para divulgar um outro comunicado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições