MENU

Revisão confirma queda de 1% no PIB dos EUA no segundo trimestre

Revisão confirma queda de 1% no PIB dos EUA no segundo trimestre

Atualizado: Quinta-feira, 27 Agosto de 2009 as 12

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos ficou 1,0% menor no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Departamento do Comércio do país nesta quinta-feira, 27 de agosto. Analistas esperavam uma queda maior, de 1,5%. No primeiro trimestre, a queda havia ficado em 6,4%.

O dado, revisado, confirma a primeira estimativa para a economia no período, divulgada no mês passado. Os números ainda passarão por uma segunda revisão, que será divulgada em 30 de setembro.

Foi o quarto trimestre consecutivo de contração da maior economia mundial, na sequência mais longa de quedas trimestrais do PIB na série oficial, que teve início em 1947.

Segundo o Departamento do Comércio, a redução no PIB no segundo trimestre reflete principalmente contribuições negativas de investimentos e consumo pessoal, parcialmente compensados pela alta nos gastos públicos, tanto do governo federal quanto estadual e local.

A indústria automotiva apareceu como dado positivo no trimestre, acrescentando 0,20 ponto percentual ao resultado do PIB, depois de ser responsável por 1,69 ponto da queda do trimestre anterior. Já as vendas de computadores contribuíram negativamente, retirando 0,05 ponto do PIB trimestral.

veja também