Roupas devem ser presentes mais comuns neste Natal, prevê associação

Roupas devem ser presentes mais comuns neste Natal, prevê associação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Peças de vestuário devem ter grande participação entre os presentes de Natal deste ano. Segundo a Abeim (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), o faturamento do setor deve aumentar em 6% em dezembro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

''Uma vez que todo mundo já comprou geladeira e outros eletrodomésticos, por conta da redução do IPI, agora o presente de Natal será roupa'', afirma o presidente da Abeim, Sylvio Mandel.

Ruim 2008

O bom resultado esperado para o último mês de 2009 é atribuído aos bons números apresentados por grandes redes varejistas. Mandel usa como exemplo as companhias de capital aberto como Marisa, Riachuelo e Renner, que obtiveram lucro em seus balanços do terceiro trimestre.

''No ano passado, até novembro, as vendas foram bem. Apenas mais próximo ao Natal, já em dezembro, o setor começou a perceber as incertezas da crise'', disse.

Com as vendas inferiores no período de festas do ano passado, os primeiros meses deste ano apresentaram estoques altos nas lojas, o que estimulou liquidações antecipadas, diminuindo em até 25% a lucratividade dos varejistas de roupa no início de 2009, explicou o executivo. O início ruim também atrapalhou as vendas no inverno e apenas nos últimos meses o setor começou a ver recuperação.

Crédito

O presidente da Abeim não acredita que tenha havido grande diferença nas condições de crédito neste ano em comparação às praticadas no Natal de 2008, mesmo com a crise financeira.

''Lançar o primeiro pagamento em 60 ou 100 dias ou o parcelamento em oito vezes sem juros é uma sistemática recorrente, que já ocorreu em outros anos. É uma das maneiras de se antecipar o Natal, pois, em alguns casos, as lojas ficam sem condições físicas para comportar a procura''.

Para Mandel, o verão antecipado desde ano foi outro fator que tem favorecido o mercado de vestuário. ''A coleção de verão está com vendas boas, só falta pararem essas fortes chuvas para deixar as pessoas saírem de casa para comprar'', comentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições