s ações asiáticas caíram nesta sexta-feira, após o chairman do Federal Reserve

Ações asiáticas caem com incertezas sobre estímulo nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

As ações asiáticas caíram nesta sexta-feira, após o chairman do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) decepcionar investidores que buscavam um sinal claro de mais estímulo monetário do país.

A reação à fala de Bernanke ao Congresso na quinta-feira, que deixou incertezas sobre a decisão de política do Fed na reunião de 19 e 20 de junho, ofuscou uma reação positiva inicial nos mercados globais devido a um corte na taxa de juros da China no mesmo dia.

"O sentimento mais fraco hoje reflete principalmente preocupações com os Estados Unidos e a Europa, porque as pessoas esperavam por mais 'quantitative easing' (compra de títulos) ou por alguma sugestão de estímulo à economia norte-americana de Bernanke ontem, mas isso não aconteceu", afirmou o economista sênior e estrategista do Credit Agricole CIB para a Ásia com exceção do Japão, Dariusz Kowalczyk.

Ele acrescentou que problemas no setor bancário da Espanha e incertezas sobre as eleições de 17 de junho na Grécia também ajudaram a ofuscar o sentimento positivo criado pela China.

Às 7h36 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,2 por cento, depois de atingir o maior nível em uma semana e ter o maior ganho diário desde meados de janeiro na sessão anterior. O índice caminhava para um ganho acumulado de 0,7 por cento na semana, depois de cair por quatro semanas consecutivas.

O índice Nikkei do Japão recuou 2,09 por cento, enquanto o índice de Seul encerrou em queda de 0,67 por cento. O mercado recuou 0,94 por cento em Hong Kong, a bolsa de Taiwan perdeu 1,14 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 1,09 por cento. O índice referencial de Xangai cedeu 0,51 por cento e Cingapura retrocedeu 0,77 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional de Carrie Ho em Xangai e Masayuki Kitano em Cingapura)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições