Sua renda dá para pagar a dívida que vai financiar?

Sua renda dá para pagar a dívida que vai financiar?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Orçamento familiar é uma palavra-chave para a organização da vida financeira das pessoas e, conseqüentemente, para o uso consciente do dinheiro. Por isso, quando o consumidor decide fazer um gasto a mais, como comprar um bem, reformar a casa ou abrir um negócio, deve calcular se pode e quanto pode pagar por isso.

Para entender como equilibrar os ganhos (as receitas) e as despesas, é muito importante definir as necessidades e planejar os gastos considerando a renda disponível, seja de uma só pessoa ou de toda a família. Para isso, é preciso papel e lápis e um pouco de disciplina.

Ao final:

- Se a receita (os ganhos) for maior que a despesa, o orçamento está sob controle;

- Se a receita equivale à despesa, é aconselhável ficar atento e não exceder as despesas;

- Se a receita for menor que a despesa, é necessário reduzir os gastos.

Caso um gasto não caiba todo no orçamento familiar, ou seja preferível não fazê-lo todo de uma vez, o financiamento pode ser uma saída. Mas aí, de novo, é preciso muito cuidado: o consumidor deve calcular precisamente qual o valor das prestações que pode pagar, sem prejudicar o pagamento de outras contas e sem se superendividar. Afinal, tomar um crédito significa um acréscimo nas despesas do orçamento. Na dose certa, o crédito pode resolver um problema ou viabilizar um plano. Na dose errada, pode gerar superendividamento e aborrecimentos como ter o nome incluído em listas de devedores.

A regra é: uma dívida só é boa se contribuir para melhorar sua qualidade de vida - incluindo manter as contas em dia - e não apenas se der acesso a um bem ou a um sonho.

Antes de tomar um empréstimo, o consumidor deve pesquisar as diversas operações disponíveis nos bancos. Como são várias, é importante comparar as taxas cobradas e os prazos oferecidos por cada uma das modalidades de crédito.

Algumas das opções são:

Crédito pessoal: empréstimo em que os recursos são colocados à disposição do correntista, que os utiliza livremente.

  Crédito consignado com desconto em folha: linha de crédito pessoal disponibilizado para funcionários de empresas privadas regidos pela CLT, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, com desconto das prestações diretamente na folha de pagamento. Ou seja, o trabalhador receberá seu salário já descontado a prestação devida ao banco.

  Microcrédito: empréstimo de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas, com dificuldades de acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais. Os recursos são colocados à disposição do correntista, que os utiliza livremente.

  CDC - Crédito direto ao consumidor: financiamento destinado à aquisição de bens duráveis, como veículos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos profissionais, materiais de construção e vestuário, e serviços como assistência técnica e manutenção.

  Leasing financeiro ou arrendamento mercantil financeiro: espécie de contrato de financiamento (englobando-se aí locação, financiamento e venda) de médio e longo prazo para a aquisição de bens. Os bens são adquiridos pela empresa de leasing (arrendadora) e arrendados ao cliente (arrendatário).

  Financiamento imobiliário: destinado à compra de imóveis residenciais ou comerciais.

  Financiamento de veículos: operação de crédito direto ao consumidor de médio ou longo prazo em que o veículo é dado como garantia e fica alienado ao banco até o término do contrato. O consumidor deve conversar com o gerente de seu banco, que poderá ajudá-lo a escolher a melhor opção para seu perfil.

No link http://www.febraban.org.br/downloads/Orçamento Familiar.xls , há uma planilha que pode ser usada para calcular receitas e gastos do orçamento familiar. Ao colocar os dados nos itens da aba Orçamento, automaticamente são gerados gráficos nas abas seguintes (Anual, Para Onde, Gráficos, Dependentes).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições