Taxa de inflação da China sobe mais que o esperado

Taxa de inflação da China sobe mais que o esperado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

A taxa de inflação anual da China subiu mais do que o esperado em março, para 3,6%, na medida em que os preços dos alimentos continuaram voláteis, mas economistas acreditam que as pressões de preços vão se amenizar no restante do ano, dando a Pequim a flexibilidade para afrouxar a política monetária a fim de apoiar o crescimento.

As expectativas de que um esfriamento da economia tenha eclipsado a inflação como maior preocupação do governo no curto prazo foram reforçadas pelos preços ao produtor surpreendentemente suaves, com queda de 0,3% em relação a um ano antes, levantando preocupações de que isso indicou enfraquecimento da demanda.

Analistas disseram que os dados de preços desta segunda-feira sugerem que a inflação da China está prestes a ficar moderada, em vez de desacelerar dramaticamente nos próximos meses, e que Pequim provavelmente vai cumprir sua meta de inflação para 2012, de 4%, mesmo se afrouxar lentamente a política monetária.

Economistas consultados pela Reuters tinham previsto que a inflação ao consumidor na China ficaria em 3,3% em março na comparação com um ano antes, ante 3,2% em fevereiro, enquanto os preços ao produtor cairiam 0,2%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições