MENU

Tesouro Nacional abre 1ª captação externa de recursos de 2010

Tesouro Nacional abre 1ª captação externa de recursos de 2010

Atualizado: Quinta-feira, 15 Abril de 2010 as 12

A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira, dia 15, que foi aberta uma captação internacional de recursos, nos mercados norte-americano e europeu, por meio do lançamento de títulos da dívida externa com vencimento em 2021.

Os papéis são denominados em dólar. É a primeira operação desta natureza em 2010. A última emissão de papéis da dívida externa brasileira havia sido realizada em dezembro do ano passado.

Nestas operações, os investidores de outros países podem comprar os bônus soberanos. O resultado da operação poderá ser divulgado ainda nesta quinta-feira, no final da tarde. Os recursos captados vão para as reservas internacionais brasileiras, que atualmente estão acima de US$ 240 bilhões.

O processo de lançar bônus no mercado internacional funciona como um leilão. Os investidores fazem sua proposta ao governo brasileiro, informando a taxa de juros e a quantidade de títulos que desejam receber, e o Tesouro Nacional as aceita ou não.

Além de captar recursos, este tipo de operação também ajuda as empresas brasileiras a buscaram recursos no exterior. Isso porque a taxa de juros da captação do governo serve como referência das emissões do setor privado.

Por: Alexandro Martello

veja também