Tilápia vira fonte de renda para pequenos agricultores do CE

Tilápia vira fonte de renda para pequenos agricultores do CE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

Construído no Rio Jaguaribe pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em 1961, o açúde no centro-sul do Ceará é o segundo maior reservatório do estado.

Depois das boas chuvas deste ano, a represa da água fica cada vez mais próxima de zonas rurais no município de Quixelô. O clima estimulou 46 famílias de pequenos agricultores se tornarem produtores de tilápia em cativeiro.

O quilo do peixe é vendido pelos criadores de Quixelô por R$ 5. Carlos de Souza é um dos que deu adeus à pesca artesanal e agora orgulha-se do título de pequeno empresário.

Até outubro do ano passado nada existia, em novembro o projeto foi implantado e hoje existem 122 gaiolas com espaço para ampliação para mais de 400 tanques.

Os pescadores têm a parceria do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf e da prefeitura, com empréstimo anual de R$ 27 mil.

Confira o vídeo com a reportagem completa e saiba como funciona o trabalho monitorado por engenheiros de pesca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições