MENU

Varejo espera quase dobro de alta nas vendas desta Páscoa, diz CNDL

Varejo espera quase dobro de alta nas vendas desta Páscoa, diz CNDL

Atualizado: Quinta-feira, 21 Abril de 2011 as 10:48

O varejo brasileiro espera quase o dobro de crescimento nas vendas na semana de Páscoa deste ano na comparação com o registrado na passagem de 2009 para 2010, segundo estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgada nesta quinta-feira (21).A projeção dos lojistas é que as vendas aumentem 8% em 2011, após um crescimento de 4,5% em 2010. A estimativa é referente ao período que vai do domingo que antecede a Semana Santa até o Sábado de Aleluia, diz a confederação.

“O bom momento é resultado da queda nos preços de produtos com alta demanda nesta época do ano, em virtude da valorização do real frente ao dólar e da manutenção do bom ritmo de vendas no comércio”, diz nota da CNDL.

Trabalho temporário

A data traz, ainda, perspectiva para os trabalhadores temporários. A indústria e varejo têm necessidade de reforçar postos de produção, logística e vendas durante o período, diz a confederação.

Por conta disso, 60 mil empregos temporários devem ser gerados em todo o país, estima a entidade. A indústria deve absorver 60% dessas vagas. O varejo concentra o restante.

Enquete

Além da projeção da entidade, a CNDL divulgou o resultado de uma enquete realizada com os lojistas em seu site. A consulta mostrou que 42,8% dos lojistas esperam vender mais de 10% na Páscoa deste ano, enquanto que 17,8% esperam uma alta de até 10% nas vendas em relação ao resultado de 2010.

Lojistas que preveem queda de até 10% nas vendas somaram 7,1% dos consultados, e os que apostam em retração superior a 10% totalizaram 10,7%. Aqueles que não esperaram aumento ou queda nas vendas somaram 21,4%.   G1

veja também