Vendas de carros na China sobem 16,2% em janeiro

Vendas de carros na China sobem 16,2% em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:55

As montadoras da China venderam 16,2% mais carros em janeiro em um movimento forte para reabastecer estoques de lojas que foram quase esvaziados por vendas explosivas em dezembro. Entretanto, o maior mercado de veículos do mundo deve perder força nos próximos meses uma vez que o governo retirou a maior parte dos incentivos às vendas no início do ano, afirmam observadores do setor.

"As concessionárias em todo o país ficaram lotadas em dezembro com as pessoas querendo aproveitar os incentivos do governo antes do término. Muitos acabaram pagando adiantado e esperam meses para terem seus carros", disse Boni Sa, analista da IHS Automotive.

"O feriado chinês do Ano Novo Lunar também puxou a demanda por itens mais caros, mas os meses seguintes devem ser desafiadores para as montadoras." Muitos chineses normalmente passam por uma febre de compras antes do feriado de uma semana, que aconteceu de 2 a 8 de fevereiro.

O mercado estima crescer entre 10% e 15% este ano, apoiado também por compradores que estão trocando seus carros por modelos maiores e mais caros. A General Motors, por exemplo, viu um salto de 50,3% nas vendas de modelos médios da linha Buick em janeiro, mais que o dobro da taxa anual de crescimento de 2010. A Ford vendeu 19.734 unidades do Focus, um recorde mensal para a empresa.

Um total de 1,53 milhão de sedãs, utilitários e veículos multipropósito foram vendidos em janeiro na China, afirmou a associação nacional de montadoras. Em dezembro essas vendas somaram 1,3 milhão, 18,6% acima de um ano antes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições