Indústria do concurso prevê 20 milhões de estudantes até 2014

Indústria do concurso prevê 20 milhões de estudantes até 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

A indústria do concurso público passa por uma nova fase de expansão: a de investimentos em plataformas virtuais para educação à distância, uma evolução do ensino pela TV via satélite.

Empresas do setor investem milhões para atingir candidatos que moram no interior dos Estados. Expectativa é que o número de estudantes salte dos atuais 11 milhões para 20 milhões em 2014.

Dos 5.565 municípios brasileiros, só 447 (8%) têm escolas presenciais, segundo levantamento feito pelo Instituto IOB. Ao todo são 1.112 unidades. No Estado de São Paulo, das 645 cidades, 96 (14,9%) contam com a estrutura física de um preparatório para concurso público.

Rodrigo Paiva, diretor do Instituto IOB, diz que o acesso à banda larga e a expansão da classe C garantem o avanço do setor. "Nos últimos três anos, 45 milhões de pessoas da classe C passaram a acessar a internet. O curso on-line é uma mídia democrática e adequada à oferta de cursos a grandes contingentes de alunos."

O Instituto IOB investiu cerca de R$ 20 milhões nos últimos dois anos para o lançamento de sua plataforma de ensino virtual. O grupo Vestcon aplicou o mesmo montante para desenvolver seu sistema de cursos on-line, afirma o presidente da empresa, Ernani Pimentel.

"Com a nossa plataforma foi possível atingir 5.100 municípios, 92% do total das cidades brasileiras", diz.

VIA SATÉLITE

O SEB (Sistema Educacional Brasileiro), com ações negociadas na Bolsa de Valores, comprou em 2008 o curso Praetorium e agora quer expandir a atuação por meio de transmissão via satélite e cursos na web, afirma o diretor Nestor Távora.

Embora não informe o valor do investimento, diz que a intenção é "levar conhecimento de qualidade aos municípios que não contam com ensino presencial, possibilitando a presença dos principais professores do país, ao vivo, e com interatividade".

A R2 Learning nasceu há oito anos já como uma escola preparatória 100% on-line e inaugura, neste mês, sua nova plataforma de ensino na internet. O objetivo é atingir 4.000 novos alunos a cada mês até 2012 e ampliar o percentual de alunos que moram no interior do Brasil, atualmente em 67%.

"Pretendemos atrair o público que hoje disputa as vagas, mas não estuda em cursos preparatórios, e que representa 95% desse mercado", afirma o diretor-executivo da empresa, Celso Garcia.

CONECTADOS

Dos 11 milhões de concursandos que o Brasil tem hoje, 3 milhões estão matriculados em cursos de educação à distância, seja pela TV via satélite, seja pela internet. A informação é da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).

O engenheiro mecânico Robinson Marcos dos Santos, 29, de Jundiaí (SP), deixou a sala de aula e não larga mais o notebook. "Era inviável conciliar escola e trabalho. Tenho, por exemplo, que ir a São Paulo uma vez por semana e, no ônibus, que tem wireless, vou estudando. Fiz a minha própria carga horária e grade curricular", diz.

Pimentel, também presidente da Anpac, afirma ser bom momento para estudar para concurso e, por isso, para investir no negócio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições