Marinha Mercante encerra inscrições para 386 vagas

Marinha Mercante encerra inscrições para 386 vagas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A Marinha Mercante encerra neste domingo (3) as inscrições do processo seletivo para 386 vagas para o Curso de Formação de Oficiais no Rio de Janeiro e em Belém.

  São 238 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e 148 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém, para ambos os sexos.

O processo seletivo não é um concurso público para provimento de cargo/emprego público, ou para ingresso nas Forças Armadas, e sim um processo para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, que têm como propósito habilitar o profissional para exercer as funções de oficial de náutica ou de máquinas, em empresas da iniciativa privada, especialmente empresas de navegação.

Os cursos constituem-se de dois períodos: um período acadêmico, composto de seis semestres letivos (tanto para o curso de máquinas como para o de náutica), realizado no Ciaga ou no Ciaba, em regime de internato, com licenças nos fins de semana, feriados e nas férias escolares; e um período de estágio de praticagem, com a duração mínima de seis meses (para o curso de máquinas) e 12 meses (para o curso de náutica), para cuja realização o aluno será embarcado em navios mercantes, quando terá a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos.

Os cursos são gratuitos e são oferecidos aos alunos alojamento, uniforme, alimentação, roupa de cama e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. A partir da matrícula, os alunos ainda recebem uma remuneração mensal.

Durante o período de estágio de praticagem, na condição de praticantes-alunos, recebem auxílio financeiro.

Junto com o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, o aluno será também matriculado no curso do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha na condição de aluno do órgão de formação de oficiais da reserva, equiparados aos cabos. Concluindo esse curso com aproveitamento, o aluno será desligado do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha e declarado guarda-marinha da reserva não-remunerada da Marinha do Brasil, permanecendo nessa situação até a conclusão, com sucesso, do estágio de praticagem, quando então será nomeado segundo-tenente da reserva não-remunerada da Marinha.

A opção para o curso de náutica ou de máquinas será feita pelo aluno ao término do 2° semestre do 1° ano letivo, obedecendo ao critério de classificação, considerando o aproveitamento escolar obtido nos dois primeiros semestres letivos, dentro do número de vagas estabelecido para cada curso. O aluno que, decorrente de seu aproveitamento escolar, não conseguir vaga no curso de sua preferência será compulsoriamente matriculado no outro curso.

Após o período de estágio de praticagem, o aluno será declarado oficial da Marinha Mercante e bacharel em ciências náuticas, já que o curso é legalmente reconhecido como de graduação em nível superior.

O processo seletivo terá duas etapas, uma básica e outra complementar. A etapa básica será constituída das fases de inscrição e exame de conhecimentos. A fase de exame de conhecimentos será constituída de provas de português, inglês, redação, matemática e física. A etapa complementar será constituída das seguintes fases: reunião para instruções, exame psicológico, inspeção de saúde, teste de suficiência física, pré-matrícula, período de adaptação e matrícula.

Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o Ciaga. Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o Ciaba.

O candidato deve ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos, ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 30 de janeiro de 2012 e ter concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente, até o ato da pré-matrícula.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ciaga.mar.mil.br até 3 de julho. A taxa é de R$ 50.

O exame de conhecimentos será em 14 de agosto.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições