MENU

Veja o que fazer nos últimos dias de estudos para o concurso da Petrobras

Veja o que fazer nos últimos dias de estudos para o concurso

Atualizado: Quarta-feira, 25 Abril de 2012 as 8:32

O concurso para a Petrobras está chegando, será no dia 6 de maio, e quem se inscreveu precisa aproveitar muito bem estes últimos dias de preparação. É importante manter o equilíbrio e o foco, porque entrar em pânico pode impedir de chegar à reta final com qualidade e comprometer todo o trabalho feito até aqui.


São 1.521 vagas oferecidas no concurso da Petrobras – 647 para nível superior (distribuídas em 29 cargos) e 874 para nível médio/técnico (distribuídas em 31 cargos). As remunerações vão de R$ 1.994,30 para os cargos de nível médio a R$ 6.883,05 para os de nível superior, mais benefícios (veja o edital do concurso).

As vagas podem ser para qualquer cidade onde a Petrobras possua instalações ou específicas para determinado polo de trabalho, com oportunidades em diversas localidades do país. Será mantido cadastro de reserva (banco de aprovados fora das vagas oferecidas no edital) de até 5 vezes o número de vagas do cargo/polo, sendo de no mínimo 10 aprovados).
Haverá provas objetivas para todos os cargos. Para quem concorre ao cargo de advogado júnior haverá também prova discursiva (no mesmo dia da objetiva), composta de duas questões, valendo 10 pontos cada. Será preciso fazer o mínimo de 60% para não ser eliminado. Mas somente os classificados em até 10 vezes o número de vagas para cada polo terão a discursiva corrigida. .

Já para os cargos de inspetor de segurança interna júnior e técnico de perfuração e poços júnior haverá exame de capacitação física (somente eliminatório), que constará de barra fixa, flexão abdominal e corrida, em data posterior e somente para os classificados em até 10 vezes o número de vagas do cargo/polo. 

Na barra fixa, será eliminado o candidato que não atingir, no mínimo, três repetições.
No teste de flexão abdominal, será eliminado o candidato do sexo masculino que não atingir o mínimo de trinta e duas repetições no tempo máximo de um minuto e a candidata do sexo feminino que não atingir o mínimo de vinte repetições no tempo máximo de um minuto.
Na corrida, durante 12 minutos de teste, o candidato do sexo masculino deverá percorrer, no mínimo, uma distância de 2.400 metros e a candidata do sexo feminino deverá percorrer, no mínimo, uma distância de 1.800 metros.


No dia 31 de maio será publicado edital específico de convocação para essa fase, mas é importante que os candidatos a esses cargos iniciem já a preparação física.


Estudos
O que vai nortear os próximos passos são as informações do edital quanto ao formato da prova. Com relação a isso, observamos que as provas de conhecimentos básicos serão somente eliminatórias, o que significa que o candidato deve se preocupar apenas em garantir a pontuação mínima exigida e dedicar a maior parte do tempo dos próximos dias às disciplinas que efetivamente vão garantir a classificação nas melhores posições – as que constarão das provas de conhecimentos específicos (eliminatórias e classificatórias).


A prova de conhecimentos básicos consta de português e matemática para os cargos de nível médio, e de português e inglês para os de nível superior.


O conteúdo programático de português dá algumas dicas do que pode ser cobrado. No quesito ortografia, informa que será exigida a nova ortografia, acentuação, emprego do hífen. Menciona também emprego das palavras “porque”, “por que”, “por quê” e “porquê” (veja dica no Blog de Português do Professor Sérgio Nogueira) e o uso de “há” e “a”. Há outros itens, com pequenas diferenças entre as provas de nível superior e médio, e as provas de concursos anteriores elaborados pela mesma banca examinadora – a Fundação Cesgranrio - serão bom parâmetro para o candidato conhecer o nível de exigência e o estilo de questões.
Também no conteúdo de matemática há diversos tópicos. Uma boa estratégia para o candidato que não tiver tempo de estar bem em todos os itens seria selecionar a maior quantidade de assuntos em que tenha facilidade, em vez de gastar muito tempo com poucos temas muito complexos. Assim, aumenta a possibilidade de fazer 50% das questões. Importante lembrar que também não pode zerar nenhuma das matérias de conhecimentos básicos.


Quem vai concorrer a cargo de nível superior e não tem bom conhecimento de inglês, pode estudar a partir das provas anteriores - apenas para não zerar a prova -, e se garantir nas questões de português para obter 10 pontos do total das duas disciplinas.


Uma sugestão para o tempo que resta seria o candidato resolver as questões de conhecimentos básicos para saber se está suficientemente preparado para fazer o mínimo exigido. Neste caso, poderá realmente dedicar-se às específicas do seu cargo. Caso contrário, precisará aprofundar a teoria, com base nos itens do edital, para garantir que não será eliminado. Afinal, todo o resto dependerá disso. Há diversas provas anteriores, com gabarito, na página de concursos da Petrobras. Clique em “provas e gabaritos”, selecione o ano e o cargo. Mesmo que não tenha havido seleção para o seu cargo em determinado ano, escolha qualquer outro de mesmo nível de escolaridade, porque as provas das matérias básicas são similares.


Sempre que estamos na proximidade de uma prova, é preciso ter consciência de que não dá mais para aprender muita coisa. Esse tempo deveria ser utilizado para revisões dos conteúdos. Mas, o que fazer se ainda faltarem assuntos a serem estudados? Também nos tópicos dos conhecimentos específicos não há mínimo por bloco (1, 2 e 3). Então, também neste caso é mais produtivo o candidato selecionar mais assuntos pequenos e simples em vez de consumir muito tempo com poucos tópicos muito complexos. Essa estratégia é válida, já que todas as questões valem o mesmo: 1 ponto.
Lembramos que o dia 1º de maio é feriado nacional, e isso pode ser um tempo extra para estudo/revisões.
Por outro lado, no dia 5, véspera da prova, a melhor estratégia é relaxar e procurar afastar da cabeça a preocupação com o dia seguinte. Fazer uma caminhada e estar com amigos é mais indicado do que cansar o cérebro com estudos de última hora.


Concurso da Transpetro
Mas, há ainda uma excelente notícia! A Petrobras Transporte S.A. - Transpetro, subsidiária da Petrobras, acaba de divulgar edital com as mesmas características, praticamente para os mesmos cargos, com as mesmas exigências e os mesmos conteúdos programáticos do edital da Petrobras. São 145 vagas (mais 1305 de cadastro de reserva) no concurso da Transpetro.
Então, se este for o seu caso e o tempo até o dia 6 de maio não for suficiente para um resultado favorável, basta seguir estudando, porque haverá uma “prorrogação de jogo” até o dia 10 de junho (data prevista para a prova da Transpetro).
Além disso, a Petrobras tem noticiado planos de contratar mais de 22 mil novos funcionários nos próximos 4 anos. Tudo indica que novas oportunidades virão para quem continuar estudando e qualificando a sua preparação.


veja também