Alan Kardec brilha, faz dois, e Peixe vence o Ituano

Santos vence com brilho de Alan Kardec

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

O time do Santos não teve as suas estrelas – Neymar, Borges, Ganso, Elano & Cia. voltaram de férias depois do restante do grupo e ainda não têm condições de jogo -, mas teve pela primeira vez neste ano o treinador Muricy Ramalho à beira do gramado. E teve Alan Kardec. Inspirado, o centroavante chamou a responsabilidade e brilhou com dois gols na vitória do Peixe sobre o Ituano, de virada, por 2 a 1, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Detalhe: o último gol saiu aos 45 minutos, num belo chute de primeira, no contrapé do goleiro.


Foi a primeira vitória do Santos, que havia estreado no Paulistão com um empate em 1 a 1 com o XV, em Piracicaba. Na ocaisão, o gol do Peixe também foi marcado por Alan Kardec. Com três, ele é o vice-artilheiro do Paulistão, atrás apenas de Hernane, do Mogi Mirim.

O jogo foi no Anacleto porque o gramado da Vila está sendo reformado. O público foi pequeno: 2.203 pagantes, para uma renda de R$ 48.645,00. As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 19h30m (de Brasília). O Santos enfrenta o Paulista, em Jundiaí, e o Ituano visita o Guarani, em Campinas.

Um Tiago por outro
Muricy Ramalho veio com mudanças em sua primeira partida à frente do time - assim como os titulares, o técnico também estava de férias até a semana passada. Tiago Alves, que vinha sendo escalado nos testes da pré-temporada e também na estreia do Paulistão, perdeu o lugar para Tiago Luis, que voltou de empréstimo à Ponte Preta. Alan Kardec, que era dúvida por conta de uma virose, se recuperou e foi para o jogo. Com isso, a equipe jogou com dois atacantes mais avançados: o próprio Kardec e Rentería. Para armar as jogadas, Felipe Anderson, Ibson e Tiago Luis vinham de trás. Já o Ituano entrou em campo com a mesma escalação da estreia.
Mas a mudança no Peixe não deu muito certo. Ao longo da primeira etapa, poucas chances reais de gol. A maioria dos lances ofensivos saiu apenas em cruzamentos e lançamentos longos. Nenhum deu certo. O Ituano, mesmo com menor posse, era mais perigoso. Aos 20 minutos, Kleyton Domingues, por pouco, não marcou de dentro da área. Aranha salvou.


Na sequência, um lance polêmico gerou reclamação dos santistas. Aos 23, Anderson Sales, após cruzamento da direita, se enrolou e colocou a mão na bola dentro da área. O lance foi claro. Mas o árbitro nada marcou. E o pior para o Santos ainda estava por vir. Em ótima jogada de contra-ataque, o Ituano abriu o placar. O próprio Kleyton saiu de cara com Aranha e mandou no ângulo direito do goleiro.
A partir daí o Santos teve de se lançar ao ataque. Mas conseguiu muito pouco. A maioria dos lances continuava sendo pelas laterais, sem perigo. Chute em gol, apenas aos 38. Alan Kardec quase marcou. Além deste, Ibson também mandou uma bola por cima.


E Muricy ainda não tinha voltado das férias durante o primeiro tempo. O treinador não levantou do banco uma vez sequer nos 45 minutos iniciais. A torcida do Peixe, que estava atrás do banco de reservas, criticou o técnico por conta de sua "apatia". Do outro lado a coisa estava diferente. Ruy Scarpino não sentou em momento algum.


Peixe melhora na etapa final
O segundo tempo começou diferente. Muricy lançou mão de sua alteração e voltou do intervalo com Tiago Alves no lugar de Tiago Luís. E o garoto entrou com vontade. Logo no primeiro lance ele já tentou jogada individual pela esquerda, levando o Santos ao ataque.


Muricy também voltou diferente. Desde o primeiro minuto ele ficou à beira do campo, passando instruções para seus comandados. Sob a batuta do treinador, e visivelmente mais interessado, o Santos se lançou para o ataque. Acuado, o Ituano sofria com os ataques por todos os lados e se safava com os chutões.


Mesmo assim, o Peixe não estava conseguindo criar nenhum lance de real perigo. O time se lançou para o ataque, teve a posse de bola, chegou perto da área, mas não conseguiu assustar Roberto. Porém, com o domínio da partida, o gol parecisa questão de tempo. E saiu aos 28 minutos. Felipe Anderson cruzou para Alan Kardec igualar o jogo. O camisa 10 quase marcou o da virada alguns minutos depois.
Mas a primeira vitória no ano sairia mesmo de forma suada. Aos 45, após linda jogada de Dimba, que entrara muito bem no jogo, Alan Kardec mostrou ótimo senso de colocação e, de primeira, chutou sem chance para o goleiro Roberto: 2 a 1 para o Peixe.


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições