Alex ganha espaço no Timão e crava:

Alex ganha espaço no Timão e crava:

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Alex recebe o GLOBOESPORTE.COM

(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)

  Foram quase três meses de espera, mas chegou a hora de Alex no Corinthians. Depois de ficar no banco de reservas em seis de suas nove partidas com a camisa alvinegra, o meio-campista é agora o mais novo titular da equipe, coincidentemente após superar os problemas no nascimento do segundo filho, Théo. A vaga, porém, não é o bastante para o reforço mais caro do Timão na temporada. Enquanto tenta se transformar em ídolo da Fiel e conquistar títulos pelo novo clube, o armador de 29 anos foge do discurso padrão e conta os dias para concretizar uma das certezas que tem na carreira: estará na Copa do Mundo de 2014.

- Não tem como esquecer. É o grande objetivo. Primeiro, sempre defendendo muito bem as cores do clube que estou. Falei quando me apresentei em chegar a lugares inesperados, grandiosos. E a Seleção é grandiosidade, é o nosso país, nossa pátria, é o grande espelho para o jogador de futebol que tem dez, oito ou seis anos. Hoje, com 29, me vejo em plenas condições. Tenho certeza de que estarei na Copa do Mundo. É buscar esse caminho e a produtividade para chegar ao nível de exigência que o Mano está analisando – cravou.     Depois de marcar, de pênalti, seu primeiro gol pelo Corinthians e ter uma atuação destacada contra o Atlético-PR, no último domingo, Alex recebeu com o sorriso no rosto o GLOBOESPORTE.COM no hotel em que mora temporariamente, quase ao lado do CT Joaquim Grava. Sem falsa modéstia, ele fala com propriedade sobre estar entre os convocados para o Mundial do Brasil. Para agarrar uma das vagas, confia no que já realizou no futebol e no sucesso que projeta obter com o time de maior torcida em São Paulo.

- A Copa vai ser bem na reta final da minha carreira. Depois dela, vou jogar mais dois ou três anos, vou até 35 ou 36. Eu estarei com 32. Pela idade, não tem problema. É só fazer a minha parte bem feita, jogando o futebol que vinha jogando no Inter e no Spartak Moscou-RUS. É totalmente possível conquistar o espaço. Meu objetivo é estar lá em cima. E vou trabalhar duro até lá – ressaltou o meia, convocado para quatro partidas com Dunga, mas ausente da lista final para a Copa da África do Sul.     Alex se apega ao grande suporte da carreira para deslanchar no Corinthians: a família. Ela, aliás, foi determinante para que o jogador vestisse a camisa alvinegra. Com a gravidez de risco da esposa, que resultou no nascimento do filho Théo, agora com três meses de idade, o armador convenceu os dirigentes russos a liberá-lo para o Timão. Mas, até que isso acontecesse, viveu na “ponte aérea” Moscou-São Paulo.

- Minha esposa engravidou na Rússia, voltou para cá em novembro e teve descolamento de placenta. Da metade para o final, a gestação foi mais complicada. Cheguei a vir para o Brasil para ficar um dia e meio. Aparecia em Maringá 17h, ficava o dia seguinte todo com a família e no outro já tinha de ir para São Paulo. Ele nasceu prematuro e ficou na UTI. Fui lá coloquei a mãozinha nele pela encubadora e voltei para a Rússia. Fiz isso cinco ou seis vezes. Era bate e volta. Era corrido, loucura, mas melhor do que eu estar na Rússia o tempo todo. De forma natural, fui dando uma brochada. O pessoal do clube percebeu e aceitou me vender. Essa situação acabou me levando a voltar para o Brasil – contou.

Prestes para se mudar com a mulher e os filhos (o outro é Lucas, de cinco anos) para uma confortável casa em um condomínio de alto padrão na Grande São Paulo, Alex garante que não foge das obrigações de pai para acompanhar cada passo do crescimento dos meninos.

- Sou participativo, troco fraldas. Não basta ser pai. Eu acordo de madrugada, boto para mamar e arrotar. Pego no berço e dou no colo da esposa. Tem muitos pais que chegam à noite e vão dormir em outro quarto. Essa fase deles vai passar e, se eu não aproveitar, vou sentir falta. Quero participar da vida dos meus filhos. Vivo feliz assim – disse.

Reprovado na peneira alvinegra

Alex conta que já foi rejeitado na peneira do Timão

(Foto: Ag. Estado)

  Badalado e reforço mais caro do Corinthians em 2011 (R$ 14 milhões), Alex um dia já foi rejeitado pelo clube. Antes de se profissionalizar no Guarani, o jogador foi reprovado em um teste para ingressar nas categorias de base do Timão. A recusa chegou a fazer o garoto da pequena Santa Amélia-PR pensar em desistir do sonho de ser profissional.

- Eu já morava em Campinas e fui para esse teste com alguns amigos. Eles passaram, mas eu não. Fiz um bom treino e não fiquei. Jogamos no Parque São Jorge e alguns jogadores estavam lá, como o Donizete, e acho que o Edilson. Nós ficávamos olhando, admirados. Eu já vinha pensando em fazer algum curso para ter uma profissão. Logo depois, fui fazer um treino no clube do Sesi (Serviço Social da Indústria), o treinador gostou e me levou para o Primavera, de Indaiatuba-SP – recordou.

Com a família por perto e cada vez mais se firmando na equipe, Alex acredita que só subirá de rendimento. Um teste de fogo para o armador será na quarta-feira, no clássico contra o Santos, às 21h50m, na Vila Belmiro, em partida atrasada da quinta rodada do Brasileirão. Mesmo jogando bem diante do Atlético-PR, ele não quer saber de comodismo, principalmente por saber da pressão que terá da torcida.

- Eu me cobro muito, não vou estar satisfeito mesmo ganhando. Gostaria de estar com mais gols, mais passes, mas é o tempo que dá esse entrosamento. É tudo novo, um processo natural e dentro do esperado. Tenho a consciência de que a parceria Alex e Corinthians vai dar certo. O tempo vai dar uma condição melhor. Fazendo gol, a atuação sempre é melhor interpretada. Acredito que tenho a melhorar. É motivador estar em um clube que não lhe dá sossego, que você não tem crédito nunca. É um baita desafio – projetou.

Enquanto sonha com a Copa e com a idolatria no Corinthians, Alex se prepara também para pendurar as chuteiras. O futuro, ao que tudo indica, será longe do futebol. O jogador já atua como empresário da dupla sertaneja Toni e Tiago, além de investir no plantio de eucalipto na região de sua cidade natal.

- Eu, como empresário, não sou ninguém. É legal você pegar algo que não é nada e fazer crescer. Eu sou movido a desafios – completou.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições