Atacantes brilham, e São Paulo vence São Bernardo na volta pra casa

Atacantes brilham, e São Paulo vence São Bernardo na volta pra casa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Em seu retorno ao Morumbi, o São Paulo obteve uma vitória expressiva sobre o São Bernardo por 3 a 0, pela segunda rodada do Paulistão. Os pouco mais de seis mil tricolores que estiveram nas arquibancadas puderam conferir um Dagoberto inspirado e entrosado com Marlos, o que resultou num ataque leve. E ainda viram Fernandinho fechar o placar e acordar todo mundo na etapa final. O visitante ousou pouco e só deu pequenos sustos em Rogério Ceni.

Com o resultado, o Tricolor chegou a seis pontos e 100% de aproveitamento na competição. O Tigre tem três pontos, conquistados na rodada de abertura. O São Paulo volta a campo no próximo sábado, às 19h30m (horário de Brasília), para enfrentar a Ponte Preta, no Morumbi. Já o São Bernardo encara o Paulista em Jundiaí, no domingo, às 17h.

Ataque leve funciona: Dagoberto e Marlos marcam

 O técnico Paulo César Carpegiani fez uma mudança no time que testou no último treino: tirou Fernandinho e colocou Carlinhos Paraíba pela meia-esquerda. E confirmou o ataque leve, formado por Marlos e Dagoberto. Na primeira jogada da dupla já houve grito de gol. Aos três minutos, Marlos carregou a bola pela ponta esquerda e tocou para a área. Com um pouco de sorte, Dagoberto deu um toque de lado na redonda, que correu para o cantinho ao lado da trave esquerda do goleiro e entrou: 1 a 0 para o dono da casa.

Enquanto o São Paulo seguia com o esquema ofensivo adotado por Carpegiani desde o ano passado, o São Bernardo temeu uma goleada e recuou ainda mais após o gol sofrido. Apostava na velocidade e nos contra-ataques. Mas pouco assustava Ceni. Danielzinho bem que tentou, aos nove, em um chute cruzado, mas o goleiro fez a defesa.

O quarteto ofensivo formado por Ilsinho, Carlinhos, Marlos e Dagoberto tinha um elemento fundamental para Carpegiani: a velocidade. E funcionou bem na maior parte do tempo. Dagol, que começou o ano falando em assumir o papel de um dos líderes do time em campo, estava com muita fome de bola. Talvez por ter ficado fora da estreia para aprimorar a parte física. Depois de marcar o primeiro, ele tentou alguns chutes de longe, como um aos 27, que obrigou Pitol e fazer uma defesa sensacional. Mas o grande lance do atacante se deu aos 38: ele recebeu um lançamento sozinho, na frente, e correu para a direção de Pitol. Vendo o goleiro adiantado, tocou por cobertura. Mas a bola, caprichosa, raspou a trave esquerda, arrancando lamentos da torcida, que queria ver a obra de arte se concretizar.

Dagoberto não fez o lindo gol, mas Marlos, a outra ponta leve da dupla, ampliou aos 41. Jean tabelou com Ilsinho, que desceu pela linha de fundo e tocou para trás. Marlos ajeitou e balançou a rede: 2 a 0.

O primeiro tempo ainda teve mais um momento de destaque: em um chute de Júnior Xuxa,  a bola bateu na zaga e subiu. Ceni, ao tentar defender, foi derrubado por Acosta, e a bola entrou. Mas o árbitro anulou a jogada e marcou o lance em cima do camisa 1.

Tricolor cochila, mas Fernandinho entra e acorda a torcida

Se no primeiro tempo o São Paulo era só velocidade, no início do segundo o time parecia dormir em campo. O São Bernardo aproveitou a bobeada do dono da casa e começou a pressionar. Chegou a ficar seguidamente na área tricolor rebatendo bolas e dando trabalho para Ceni e para Alex Silva, que salvou uma com as pernas.

Vendo que o time havia caído de produção, Carpegiani fez mudanças. Tirou Ilsinho e colocou Fernandinho para dar um novo gás ao setor ofensivo. Ele também sacou Cléber Santana, que foi muito vaiado, e pôs Xandão fazendo as vezes de um falso lateral, liberando assim Jean para ser volante. As investidas deram certo.

Fernandinho fez o time acordar e levantou a torcida. Aos 31, recebeu um belo passe de Rodrigo Souto e desceu com muita rapidez para a área. Já nela, tocou de perna esquerda por baixo do goleiro Pitol e anotou um golaço: 3 a 0 para o Tricolor.

O São Bernardo, antes mesmo do gol, também mudou peças, mas logo que tomou o terceiro gol desistiu de tentar incomodar o anfitrião. Com tranquilidade, o São Paulo tratou de administrar o jogo e esperar o fim para comemorar a vitória, em noite que começou com Dagoberto - substituído sob aplausos da torcida, já cansado - e terminou com Fernandinho.

por Carolina Elustondo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições