Atlético-MG e Corinthians fazem duelo em situação semelhante à de 2010

Atlético-MG e Corinthians fazem duelo em situação semelhante à de 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

O ano é 2011, mas a partida desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Ipatingão, tem ingredientes parecidos com aqueles do segundo turno do Brasileirão de 2010. Na ocasião, os times se enfrentaram na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e enquanto os donos da casa estavam em 18º lugar, lutando para sair da zona de rebaixamento, o Timão era segundo colocado e precisava do triunfo para continuar na briga pelo título.

O desfecho dessa história muitos já sabem: o Galo venceu por 2 a 1 e a vitória ajudou o time a ficar na elite do futebol brasileiro, enquanto os três pontos deixados em Minas pelo Corinthians fizeram muita falta na classificação final da competição, vencida pelo Fluminense.

Agora, o objetivo imediato dos times é parecido. Em 17º, o Atlético-MG precisa vencer para deixar o calabouço da competição, enquanto uma vitória simples mantém o Timão na liderança do campeonato.

E mesmo em posições tão distantes na tabela, os times vivem momento parecido. o Atlético-MG não vence a quatro jogos pelo Brasileirão, além de somar outra derrota na Copa Sul-Americana. Já o Corinthians, que iniciou o campeonato de forma avassaladora, com nove vitórias e um empate em dez jogos, conquistou apenas oito dos últimos 18 pontos disputados.     A arbitragem desta partida fica a cargo de um trio carioca. Marcelo de Lima Henrique apita, e será auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Ediney Guerreiro Mascarenhas. A TV Globo transmite, ao vivo, para os estados de SP, MG (exceto Cel. Fabriciano, Juiz de Fora e Belo Horizonte), GO, TO, MS, MT, SE, PE, CE, PI e MA (exceto Balsas), além de Porto Alegre-RS. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha tudo em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.

Atlético-MG: depois da derrota para o Coritiba, por 3 a 0, no último domingo, na capital paranaense, o Galo voltou para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas 15 pontos em 16 jogos. Uma vitória sobre o líder Corinthians, além de tirar o time do Z-4, pode encher os jogadores de moral para os próximos jogos.

Corinthians: pressionado pelo fraco desempenho nos últimos seis jogos (uma vitória, três empates e duas derrotas) e também pela proximidade do segundo colocado Flamengo, o Timão espera reencontrar o caminho das vitórias para amenizar esse clima pesado e poder liderar mais tranquilamente.

Atlético-MG: Cuca deve voltar o time ao 4-4-2, com Patric de volta à lateral direita e Guilherme retornando ao time titular. Provável equipe: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Werley e Guilherme Santos; Richarlyson, Fillipe Soutto, Toró e Caio; Guilherme e Magno Alves.

Corinthians: sem Chicão, suspenso, e Ramon, machucado, e podendo contar com Liedson desde o início, a provável escalação é: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Leandro Castán e Weldinho; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Para a entrada do Levezinho, o artilheiro Willian perdeu a vaga.

Atlético-MG: Leonardo Silva e Serginho cumprem suspensão e não enfrentam o Corinthians. André, Neto Berola, Leandro e Marquinhos Cambalhota estão contundidos e não viajaram com a delegação para Ipatinga.

Corinthians: Chicão está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Fábio Santos está com fratura na clavícula esquerda, Ramon sentiu problema muscular na coxa direita e Adriano segue em recuperação de ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo.

Atlético-MG: Guilherme, Guilherme Santos, Patric, Serginho e Toró. Corinthians: Leandro Castán.

Atlético-MG: Patric está de volta ao time titular, após ficar no banco contra o Coritiba. O lateral, que alterna boas e más atuações com a camisa do Atlético-MG, pode até deixar muitos espaços na defesa, mas é um dos jogadores do time que mais chega ao ataque, em condições de concluir a gol.

Corinthians: agora titular absoluto do time do técnico Tite, Alex vem de dois jogos em que fez gol. Marcou de pênalti no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR e fez um golaço de fora da área na igualdade de 2 a 2 com o Ceará. Em alta, o meia está empolgado com sua fase e quer mostrar serviço para seguir na equipe.

Magno Alves, atacante do Atlético-MG: "É nesses momentos que a gente vê os verdadeiros guerreiros, né? A vida é assim. Não seria diferente no futebol. O momento que vivemos não está sendo fácil, mas tudo é possível. Basta acreditarmos".

Tite, técnico do Corinthians: "Nós fizemos 93% nas dez primeiras rodadas e agora temos de aguentar a cobrança. A eficiência dos atletas e do seu treinador criou essa situação. Nós criamos um monstro e agora temos a responsabilidade".

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia. * Atlético-MG e Corinthians se enfrentaram 24 vezes na história do Campeonato Brasileiro, no estado de Minas Gerais (23 vezes no Mineirão e uma em Sete Lagoas). Foram dez vitórias do Timão, nove do Galo e cinco empates.

* Em jogos válidos por todas as competições e amistosos, Corinthians e Atlético-MG disputaram 77 partidas, com 29 vitórias do Timão, 26 do Galo e 22 empates. Nos gols marcados, o Timão leva vantagem, com 118 gols, contra 108 do Galo.

* A média de gols do confronto entre Galo e Timão em Brasileiros é de 2,54 por jogo. Foram marcados 117 gols em 46 partidas.

* O primeiro jogo entre Atlético-MG e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro aconteceu no Parque Antártica, dia 22/09/71 e terminou sem abertura de contagem.

Na última vez em que se enfrentaram, Atlético-MG e Corinthians viviam situação bem parecida da atual. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2010, colocou frente a frente, o vice-líder e um time do Z-4. Contrariando os prognósticos, o Galo venceu o Timão, por 2 a 1, com gols de Werley e Zé Luís, contra um de Paulinho. A partida foi disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições