Avaí derrota o Atlético-PR e renova a esperança na luta contra a queda

Avaí derrota o Atlético-PR e renova a esperança na luta contra a queda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O torcedor que não acompanha futebol e assistiu ao jogo entre Avaí e Atlético-PR poderia pensar que o clube catarinense briga na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Sem dificuldades, o Leão da Ilha fez 3 a 0 sobre o Furacão na noite deste domingo, no Estádio da Ressacada, pela 28ª rodada.

Os gols foram marcados todos na etapa inicial. Lincoln da entrada da área, Gian de cabeça e Rafael Coelho de pênalti garantiram a vitória avaiana. Mas apesar do resultado, o Avaí, agora com 25 pontos, segue na vice-lanterna. No entanto, a diferença para o Cruzeiro - primeiro time logo acima da zona de rebaixamento - caiu para cinco pontos. Já o Furacão cai uma posição na rodada. É o 18° colocado, com 27.

  Meia Lincoln comemora o primeiro gol do Avaí na vitória sobre o Furacão (Foto: Ag. Estado)     Os dois times voltam a campo no meio da semana. Na quarta-feira, às 16h (de Brasília), o Avaí encara o Atlético-GO, novamente na Ressacada, em Florianópolis. Já na quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), o Furacão recebe o Vasco na Arena da Baixada, em Curitiba.

Avaí passeia e faz três no primeiro tempo

Em situação delicada na tabela, Avaí e Atlético-PR buscaram o gol desde o início. E o lado do campo foi o setor mais utilizado pelas duas equipes, principalmente a direita do clube catarinense e a esquerda do paranaense. Por ali, o rubro-negro Heracles cruzou para Marcinho bater fraco. Camisa 13 do Leão da Ilha, Daniel foi o mais perigoso nos primeiros minutos. E foi após passe dele que o Avaí abriu o placar. Lincoln recebeu na entrada da área e chutou no canto. O goleiro Renan Rocha ainda tocou na bola, mas não evitou: 1 a  0 para o Avaí.     A vantagem esfriou a torcida visitante e incendiou a mandante. O time de Florianópolis foi no embalo e quase ampliou. Porém, após cruzamentos da direita, a defesa atleticana levou a melhor. O Furacão conseguiu conter o ímpeto avaiano e também assustou o goleiro Felipe. No melhor lance, Cléber Santana bateu cruzado, e o camisa 1 espalmou. A resposta foi fatal. Lincoln cobrou a falta, Gian desviou de cabeça, a bola acertou a trave e entrou: 2 a 0 para o time catarinense.

No 4-2-3-1 e somente com Rafael Coelho no ataque, o Avaí passou a levar muito perigo nos contra-ataques. Com toque de bola envolvente, a equipe parecia mesmo que estava brigando na parte de cima da tabela, e não para fugir do rebaixamento. O Atlético-PR, no mesmo 4-2-3-1 (Nieto estava isolado na frente), ameaçava em chutes da entrada da área e lances de bola parada. Porém, as finalizações de Edílson e Marcinho pararam na marcação adversária.

Já nos acréscimos da etapa inicial, o Avaí chegou ao terceiro gol. Em jogada (novamente) pela direita, Cleverson foi calçado por Deivid dentro da área. Pênalti que Rafael Coelho cobrou no meio do gol, Renan Rocha foi para a esquerda. Avaí 3 a 0 para e fim do primeiro tempo na Ressacada.

Avaí controla o jogo e garante a vitória

Para o segundo tempo, os dois técnicos mudaram. Tonínho Cecíliou trocou um volante por outro: Bruno, que já tinha cartão amarelo, por Diogo Orlando. Antônio Lopes tirou o volante Cléber Santana e colocou o atacante Edigar Junio. O Furacão até ameaçou com Nieto, que bateu cruzado, por cima do gol de Felipe. Mas, no lance seguinte, Manoel tocou com a mão na bola e foi expulso. Antes dos dez minutos, o time da casa teve três chances, mas Lincoln (duas vezes) e Cleverson finalizaram para fora.

O ritmo do jogo caiu depois disso. O Avaí controlava o jogo, trocava passes no meio-campo e ameaçava o gol de Renan Rocha apenas em chutes de longe. Já o Atlético-PR - com Gustavo Araújo na defesa e Renan Foguinho na lateral direita - tentava descontar nos contragolpes, mas abusava dos passes errados e não levava perigo à meta adversária.

Com 3 a 0 no placar, um homem a mais em campo e o apoio da torcida, o Avaí quase marcou mais um. Aos 29, por exemplo, Lincoln recebeu livre e chutou por cima. Na sequência, o meia arriscou da entrada da área, e a bola tirou tinta da trave. Sem dificuldades, o Leão da Ilha garantiu a vitória que o dá força na luta contra o rebaixamento. 3 a 0 e festa da torcida avaiana na Ressacada.

- OooOoo, eu acredito! - gritavam os catarinenses.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições