Avaí vence jogo dramático e impede Botafogo de dormir líder: 3 a 2

Avaí vence jogo dramático e impede Botafogo de dormir líder: 3 a 2

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Não era tênis, mas o placar foi digno de uma decisão de Grand Slam:  Avaí 3 x 2 Botafogo, com Gustavo Kuerten, Larri Passos e Thomaz Bellucci assistindo de camarote, na Ressacada. Sobraram chances de gol, belas defesas, golpe de caratê e polêmicas: gol de bicicleta do Avaí em impedimento e um pedido de pênalti de Caçapa em Loco Abreu por parte dos cariocas, quando o Leão vencia por 2 a 1, no início do segundo tempo. O uruguaio, autor do primeiro gol, ainda discutiu com o árbitro Sandro Meira Ricci por conta de "cera" dos adversários. Renato fez o segundo do Bota, que teve Lucas expulso antes do terceiro gol do Avaí.

Do lado vencedor, palmas para a brilhante atuação do goleiro Felipe e ânimo renovado para a luta contra o rebaixamento à Série B em 2012. Robinho e Cleverson - de bicicleta - viraram o jogo na primeira etapa, e Robert fez o gol que levou o time à 18º colocação, com 29 pontos. No entanto, o Avaí ainda pode ser superado pelo Atlético-PR, que tem 28 e enfrenta o Ceará neste domingo.  Na 32ª rodada, a equipe catarinense encara o Corinthians, domingo, dia 30, em São Paulo.

Com 52, o Botafogo segue em terceiro, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo (51), que enfrenta o Santos neste domingo, no Rio de Janeiro. O time volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, contra o Cruzeiro, no Engenhão. Na terça-feira, vai à Colômbia decidir a vaga nas quartas de final contra o Santa Fé.

Loco marca, Avaí pedala e vira O Botafogo entrou em campo sabendo que dependia apenas de si para ser líder, mesmo provisoriamente. E, com Felipe Menezes no lugar de Elkeson, partiu para cima para buscar o primeiro lugar. A postura pareceu assustar o Avaí. Dominando as ações, o Bota pulou na frente rapidamente. Renato cruzou na medida para Loco. O atacante ajeitou para Antônio Carlos, que foi desarmado. Mas a bola voltou para o uruguaio guardar: 1 a 0.

O gol silenciou a torcida do Avaí, mas acordou os seus jogadores. E o Leão logo descobriu que o sistema defensivo do Botafogo não estava seguro. Pelas laterais, o time chegava facilmente e ainda contava com a distração do miolo de zaga. Foi assim que o time da casa virou o jogo sete minutos após o gol alvinegro. Fernandinho fez bonita jogada pela esquerda e tocou para a pequena área. Livre, Robinho recebeu e fuzilou Jefferson: 1 a 1.

Dois minutos depois, o ataque do Avaí trocou passes na defesa do Botafogo até que Junior Urso mandou pelo alto para Cleverson. Na pequena área - em posição de impedimento por um pé - o jogador matou no peito e mandou uma bonita bicicleta, para delírio de Guga e Larri Passos no camarote.

A partir daí, o Avaí passou a jogar mais tranquilo. O Botafogo sentiu a virada. Fábio Ferreira quase entregou o terceiro gol ao tentar dominar a bola e deixar na medida para Robinho. Jefferson foi mais rápido e impediu o gol. Movido por Maicosuel, melhor em campo até então, o Botafogo voltou a dominar o jogo. E poderia ter empatado antes de ir para o intervalo, não fosse a má pontaria de Herrera. Na cara do gol, na pequena área, chutou em cima do goleiro.

Felipe e Robert decidem O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma nova escalação e uma nova postura. Elkeson entrou no lugar de Herrera, e Léo substituiu Felipe Menezes. A intenção foi clara: liberar Maicosuel para atacar sem ter que voltar tanto. Deu certo. Os primeiros minutos foram de intensa pressão alvinegra. Em cobrança de escanteio, Fábio Ferreira ficou com o rebote, mas errou a cabeçada e perdeu chance de empate. Antônio Carlos quase devolveu a bicicleta depois de ficar com sobra de bola e arriscar a difícil jogada. A bola passou perto.

Com a mudança tática do Botafogo, o Avaí também resolveu mudar. Além de passar a jogar nos contra-ataques, começou a fazer a tradicional “cera”. O goleiro perdia o tempo que era possível quando tocava na bola. E os gandulas davam uma ajuda retardando o máximo possível a reposição de bola.

Irritado com a artimanha de Felipe, Loco Abreu chegou a lhe "dar um chega pra lá" em uma das lentas reposições de bola. Os dois discutiram, e o juiz pediu calma ao atacante. E o uruguaio ficou ainda mais aborrecido ao pedir pênalti numa duvidosa disputa dentro da área com o zagueiro Caçapa - o árbitro considerou o lance normal. Irritação uruguaia à parte, o Botafogo jogava bem, e o gol de empate não demorou a sair. Cortês levantou na área para Loco, que ajeitou para Renato fazer, de cabeça, seu primeiro gol com a camisa alvinegra e deixar tudo igual.

O próprio Renato poderia ter colocado o Botafogo em vantagem depois de desarmar Leandrinho e partir livre para o ataque. Mas o chute saiu fraco, e o goleiro pegou. A partir daí, foi uma sucessão de gols perdidos e defesas de Felipe. Maicosuel fez linda jogada e tocou para Loco na área. O atacante chutou, mas o goleiro defendeu. Depois de cobrança de escanteio, Fábio Ferreira cabeceou, Felipe defendeu e, no rebote, o goleiro voltou a pegar o chute de Marcelo Mattos.

Caio Jr. ainda lançou Caio no lugar de Maicosuel, que sentiu cãibras. O camisa 7 tentou voltar, mas o técnico confirmou a alteração. Na saída de campo, o Mago não escondeu a irritação.

Parecia que o gol da vitória do Botafogo sairia a qualquer momento. Até que Lucas fez falta dura em Gian e foi expulso com vermelho direto. No primeiro lance de ataque após a expulsão, o Avaí chegou à vitória. Lincoln chutou, Jefferson deu rebote, e Robert renovou as esperanças avaianas de permanecer na Série A em 2012.               Vídeo: Youtube

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições