Bafana enfrentam Uruguai em dia histórico para o país

Bafana enfrentam Uruguai em dia histórico para o país

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Se o jogo de abertura dos Bafana Bafana foi carregado de enorme significado por ter acontecido menos de 20 anos após a democratização do país, a segunda partida dos anfitriões, contra o Uruguai, quarta-feira, 16 de junho, também será cheia de simbolismo. No mesmo dia de 1976, cerca de 10 mil estudantes de Soweto fizeram um levante contra a obrigatoriedade do ensino do Afrikaans nas escolas do país - este é o idioma dos africâneres, que montaram o sistema de segregação racial. Os alunos negros, que contavam com péssimas condições de estudo, se rebelaram contra a imposição cultural dos brancos. Mas a passeata, que seguia pacífica, foi reprimida com violência pela polícia. Dezenas de estudantes morreram, entre eles Hector Pieterson, de 13 anos, que virou um dos símbolos da luta negra depois que uma foto sua, já morto nos braços de um colega, ganhou o mundo.

Pieterson virou até nome de museu e a data hoje é feriado nacional. Trinta e quatro anos depois, os jogadores da África do Sul sabem que a chance de entrar em campo em uma Copa em casa, como farão nesta quarta, deve-se muito às manifestações como aquela, que aos poucos minaram o Apartheid.

- Será um dia especial para nós, sem dúvida. Sabemos que é uma data muito importante e a melhor homenagem que podemos prestar é buscando a vitória. Se conseguirmos isso daremos alegria a toda nação - afirmou o meia Steven Pienaar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições