Blatter cria polêmica sobre racismo e discute com Ferdinand

Blatter cria polêmica sobre racismo e discute com Ferdinand

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, terá que dar muitas explicações nos próximos dias. Em entrevistas separadas para as redes "CNN" e "Al-Jazeera", o suíço afirmou que não existe racismo no futebol - o que gerou a revolta de autoridades como o ministro do Esporte britânico, Hugh Robertson, que chegou a pedir a saída do dirigente do comando da entidade. O zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, chegou a discutir com o dirigente pelo Twitter.

Presidente da Fifa,  Blatter irritou autoridades inglesas ao minimizar o problema do racismo no futebol (Getty) - Isso não acontece. Não há racismo, talvez apenas um confronto entre jogadores com palavras ou gestos que não são os mais corretos, mas faz parte do jogo. No fim, um aperto de mão resolve, este tipo de coisa acontece - comentou o suíço à "CNN".

Outro que se irritou com as palavras do dirigente, de 75 anos, foi Gordon Taylor, presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA, em inglês). Para ele, Blatter está "fora de sintonia e fora do seu tempo".

- Ele deveria dar lugar a Michel Platini (presidente da Uefa). Se há uma pessoa que deveria entender a questão do racismo é o chefe da Fifa, que tem 200 países no mundo, que são tão diversos e têm origens, cores, culturas e credos diferentes. Se ele não está entendendo, então precisa sair - comentou Taylor à emissora "Sky Sports News".

Os comentários de Blatter chegam em uma hora ruim, já que o futebol inglês vive os casos das supostas ofensas de John Terry, capitão do Chelsea, ao zagueiro Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers , e do uruguaio Suárez, do Liverpool, acusado formalmente pela Federação Inglesa de Futebol (FA, em inglês) de insultar o lateral-esquerdo Evra, do Manchester United.

Quem também reclamou publicamente das palavras do presidente da Fifa foi o zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United e irmão de Anton, por meio de seu perfil na rede social Twitter:

Em seu Twitter, Rio Ferdinand atacou Blatter pelos comentários sobre racismo (Foto: Reprodução Twitter) - Digam-me que os comentários de Blatter sobre racismo estão equivocados. Se não, estou perplexo. Falar o que você falou mostra total ignorância sobre o assunto - comentou o jogador dos Red Devils.

Blatter respondeu pela rede social a crítica do zagueiro, que disse ainda que o presidente da Fifa tentou consertar o comentário sobre racismo colocando uma foto sua apertando a mão de um negro no site da entidade.

- O "homem negro" que você citou tem nome: Tokyo Sexwale. Ele tem feito um tremendo trabalho contra o racismo e o apartheid na África - escreveu o suíço.

Para tentar amenizar a situação, a Fifa divulgou uma nota em que Blatter reitera o compromisso da entidade para combater o racismo.

- Meus comentários foram mal compreendidos. Quis expressar que, como jogador de futebol, durante uma partida, você tem 'batalhas' com seus adversários, e às vezes são feitas coisas erradas. Mas normalmente, no final do jogo, você pede desculpas ao seu adversário se você teve um confronto durante o jogo, você aperta as mãos, e, quando o jogo acabou, acabou - disse.

Ainda segundo a nota, o presidente da Fifa está "comprometido em combater essa praga e eliminá-la do futebol". A polêmica não deve parar por aí.

Gafes são frequentes

Não é a primeira vez que o suíço se complica com declarações impróprias. Em dezembro do ano passado, ele disse que a comunidade homossexual deveria evitar qualquer tipo de atividade durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar - país que tem leis discriminatórias à liberdade sexual. Ele pediu desculpas pouco depois.

Em 2004, afirmou que o uniforme das jogadoras deveria ser com "camisas curtas e calções apertados", para criar um ambiente mais feminino. E reclamou de "escravidão moderna" ao comentar a transferência milionária do atacante português Cristiano Ronaldo do Manchester United ao Real Madrid.

O futebol inglês já foi alvo de críticas do dirigente uma outra vez. Ao comentar a chegada do italiano Fabio Capello para o cargo de técnico do English Team, ele disse:

- Nunca vi Itália, Alemanha ou Argentina com um treinador de outro país. Na realidade, a maioria das grandes seleções tem um técnico de sua própria nação.         

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições