Botafogo aquece bateria do ataque no segundo tempo e vence Voltaço

Botafogo aquece bateria do ataque no segundo tempo e vence Voltaço

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Sábado de carnaval no Engenhão. Tem samba? Tem. E goleada? Também. Depois de um primeiro tempo morno, o Botafogo aqueceu a bateria e evoluiu para dentro da área do Volta Redonda para vencer por 4 a 2 e dar um alívio à torcida de 3.219 pessoas que compareceram ao estádio para assistir à estreia do time na Taça Rio.

Antes do início da partida, a diretoria do Alvinegro promoveu a final do concurso de samba-enredo do clube. Houve a apresentação dos três finalistas, e a composição de Beto Moura, Chico Salles, Nilo Motta e Narciso foi a campeã , com o quarteto levando o prêmio de R$ 5 mil para casa.

Os quatro integrantes poderão ver o samba sendo tocado nos intervalos das partidas do Botafogo no Engenhão. Na próxima quarta-feira, porém, nada de samba. O jogo será no Raulino de Oliveira, contra o Nova Iguaçu, às 17h (de Brasília). O Voltaço também jogará no estádio na quinta, às 20h, contra o Madureira.

Gol no início recua o Botafogo

A escola de Joel apresentou seu enredo logo no início do desfile. Aos quatro minutos, Lucas avançou pela direita e só foi parado por Fabinho na grande área. Pênalti para o Alvinegro. Nas arquibancadas, o grito era por Herrera. E o argentino não decepcionou. Fez a cobrança com força no canto direito do goleiro Mauro, que chegou a encostar na bola, mas não impediu o gol.

saiba mais Veja a tabela do Campeonato Carioca

Depois de abrir o placar, porém, o Botafogo pecou no quesito evolução. Ao passar do tempo, o time ia recuando e abrindo caminho para o Voltaço. Jean comandou a reação da equipe e deu trabalho para a zaga alvinegra. Primeiro, o meia foi parado por Márcio Azevedo, que fez a falta e recebeu cartão amarelo. Na jogada seguinte, tocou para Jhonnattan, que driblou Antônio Carlos, mas chutou longe do gol.

O Botafogo contava apenas com as saídas de contra-ataque. E foi em uma delas que conseguiu ampliar o placar. Everton fez boa jogada e tocou para Lucas, que avançou pela direita e cruzou na cabeça de Caio. Sozinho, o atacante mandou para as redes, aos 19 minutos.

Léo Gonçalves dá cotovelada em Herrera e é expulso

O segundo gol fez Joel respirar fundo ao comemorar e olhar para o banco de reservas. Então, veio a parada técnica. Na volta ao jogo, um Botafogo de novo recuado deu novas chances ao adversário, que, dessa vez, não desperdiçou. Aos 22, Serginho passou sem dificuldades por Márcio Azevedo e chutou. Jefferson rebateu, mas a bola ficou nos pés de Jhonnattan, que diminuiu para o Voltaço.

O gol, no entanto, não mudou o cenário do jogo. O Botafogo continuou apostando nos contra-ataques. Aos 30, Herrera tentou deixar Caio sozinho na frente do goleiro Mauro, mas Padovani chegou primeiro e cortou. Lucas também avançava bem pela direita, com jogadas com Caio, mas todas paravam na zaga adversária.

Na marcação de Herrera, Léo Gonçalves exagerou e deu uma cotovelada no rosto do argentino. O árbitro Felipe Gomes da Silva não quis saber de explicações e expulsou o volante, que saiu de campo chorando aos 35.

Com um jogador a mais, o Alvinegro avançou. Pela direita, Everton e Lucas tentaram furar a zaga e cruzar para Caio. Sem sucesso. Coube ao Volta Redonda dar alegria à torcida, que levou oito bandeiras ao Engenhão. Em jogada iniciada em cobrança de escanteio, Ávalos superou a marcação de Antônio Carlos e cabeceou sem defesa para Jefferson, aos 41. Ao fim do primeiro tempo, vaias para o Botafogo e palmas para o Voltaço.

Estrela de Joel brilha, e Alex marca

Caio briga pela bola (Foto: Cezar Loureiro/Globo)   Volta do segundo tempo, e o time alvinegro entrou em campo com uma alteração. Na arquibancada, surgiram os gritos de “burro” quando foi anunciada a entrada de Alex no lugar de Renato Cajá. Com a expulsão de Léo Gonçalves, Joel Santana mudou o esquema tático e retornou com três atacantes para tentar desempatar o jogo.

Nem precisou esperar muito para isso. Quando o marcador mostrava apenas um minuto de bola rolando no segundo tempo, Rodrigo Mancha aproveitou a boa cobrança de escanteio de Márcio Azevedo e cabeceou nas costas de Padovani. A bola ficou em frente ao seu pé direito, e ele mandou direto para o gol de Mauro: 3 a 2.

O Alvinegro mostrou que a ordem agora era mesmo ser mais ofensivo. Everton, que levou cartão amarelo por reclamar da arbitragem, continuou a subir bem pela direita, e Márcio Azevedo fazia o mesmo pela esquerda. Com os laterais mais soltos, o time pressionou a zaga do Voltaço durante todo o início do segundo tempo. E a tática compensou. Depois de um belo lançamento de Bruno Tiago para Lucas, o lateral, que tinha condições de chutar para o gol, preferiu tocar para Alex no meio. Sem goleiro, o atacante chutou para balançar a rede pela primeira vez como jogador profissional, aos 11.

O placar de 4 a 2 fez o técnico Dario Lourenço mexer no Volta Redonda. Fabinho e Jean saíram para a entrada de Tiago Costa e Bruno Lança. Mas a equipe não conseguia furar o domínio do Alvinegro sem falta. Uma entrada forte em Alex resultou em cartão amarelo para Jonílson, vaiado pela torcida botafoguense, que não esquece a transferência do volante para o Cruzeiro com a declaração de que cumpria o sonho de atuar em um time grande.

Alex virou a referência do ataque alvinegro. Aos 18 minutos, ele dominou na entrada da área, driblou Jonílson e mandou um belo chute à meia altura para defesa de Mauro. Dois minutos depois, ele mandou para fora, no rebote do goleiro, após bomba de Márcio Azevedo pela ponta esquerda.

Com o avanço do time alvinegro, foi o Volta Redonda que passou a jogar no contra-ataque. Em uma jogada de Tiago Costa na lateral esquerda, Gláuber mandou um forte chute, que fez com que Jefferson tivesse que esticar todo o braço para espalmar. O rebote, então, sobrou para Arthur, que, sem marcação, cabeceou para fora.

Nos minutos finais, o Voltaço partiu para o ataque. Mas a reação parou com mais uma expulsão, aos 40. Gláuber fez falta dura em Antônio Carlos e levou o cartão vermelho. No sábado de carnaval, a harmonia alvinegra ainda pecou, mas o samba da vitória foi garantido.

  por Mariana Kneipp

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições