Campanha do futebol brasileiro na Libertadores é a pior desde 1994

Campanha do futebol brasileiro na Libertadores é a pior desde 1994

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

Em apenas 90 minutos acabou o sonho do futebol brasileiro de voltar a fazer uma final de Copa Libertadores. Na trágica noite do futebol nacional que viu Fluminense , Grêmio , Cruzeiro e Internacional serem eliminados da principal competição sul-americana, sobraram lamentações e reclamações, mas faltaram os gols, a tranquilidade, o bom desempenho em campo e a garra necessária para seguirem no torneio.

Desde 1994 que o Brasil não fazia uma campanha tão ruim na Libertadores e chegava nas quartas de final com apenas um único representante. A diferença, porém, é que naquele ano, o país só tinha três times no torneio: Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo. Neste ano, o Brasil teve seis representantes. Além dos quatro eliminados na quarta-feira, havia o Corinthians, derrotado pelo Tolima na fase preliminar, e o Santos, o único que segue vivo e que agora enfrentará o Once Caldas nas quartas de final.

Há 17 anos, palmeirenses e mineiros estiveram no mesmo grupo, que tinha ainda Vélez Sarsfield e Boca Juniors, e se classificaram junto com o Vélez para as oitavas de final, de onde o São Paulo iniciou a sua caminhada por ter sido campeão no ano anterior. O Cruzeiro acabaria eliminado pelo Unión Española, do Chile, enquanto o Palmeiras cairia no clássico contra o São Paulo.

Assim, o tricolor paulista seguiu na competição eliminando Unión Española e Olimpia, do Paraguai, até perder o título para o Vélez, nos pênaltis.

Parte dessa história é o que o Santos de Muricy Ramalho agora sonha em repetir. Em 1994, Muricy estava no São Paulo. Ele era auxiliar de Telê Santana e comandava um time B que ficou conhecido como Expressinho e ganhou a Copa Conmebol. Até hoje, é o único título internacional do treinador que agora sonha em finalmente conquistar a Libertadores depois de tantos anos sendo eliminado no mata-mata.

Tristeza nacional após derrotas

Aos demais clubes só resta lamentar a queda nas oitavas de final e pensar agora exclusivamente nas finais dos Campeonatos Estaduais ou somente no Campeonato Brasileiro. É o caso do Fluminense, que após a derrota por 3 a 0 para o Libertad só terá a defesa do título brasileiro a fazer nesta temporada.

A tristeza de D'Alessandro após a eliminação do Internacional no Beira-Rio - AP

- É difícil explicar a eliminação. A equipe não estava numa noite inspirada, criamos muito pouco e acabamos sofrendo os gols - lamentou o zagueiro Edinho.

Se Edinho não conseguia explicar, outros tentaram obter uma resposta ou procurar uma desculpa para os seus torcedores. Após a derrota por 2 a 1 para o Peñarol, o técnico Falcão reclamou do que chamou de "apagão" do Inter, que levou dois gols em cinco minutos no segundo tempo.

- Ali perdemos o jogo. Quando tomamos o primeiro gol ficamos nervosos, tensos. Era óbvio que isso aconteceria se sofrêssemos o gol. Mas aí fizeram o segundo imediatamente. Eles ganharam o jogo em cinco minutos - disse o técnico, criticado pela entrada de Ricardo Goulart no segundo tempo, quando tinha jogadores mais experientes no campo como Cavenaghi e Rafael Sóbis.

Rival do Inter, o Grêmio caiu diante da Universidad Católica e o técnico Renato Gaúcho culpou os desfalques. Entre os titulares, Victor, Gabriel, William Magrão, Fábio Rochemback, Lúcio e André Lima, todos lesionados, não estiveram em campo na derrota por 1 a 0.

- Estivemos sem sete jogadores. Nosso grupo é bom, o grupo do Cruzeiro é muito bom, outros são bons e saíram também. Perdemos jogadores machucados e isso faz falta quando você tem que buscar a classificação fora de casa.

Grêmio e Inter agora lutarão pelo prêmio de consolação nos dois próximos fins de semana: o título gaúcho. O mesmo tentará o Cruzeiro diante do rival Atlético-MG em Minas. Dono da melhor campanha na primeira fase e praticando um futebol elogiado por todos os especialistas, ninguém esperava que o clube mineiro fosse cair tão cedo na Libertadores. Ainda mais depois da vitória por 2 a 1 sobre o Once Caldas na Colômbia. A derrota por 2 a 0 em Sete Lagoas foi uma ducha de água fria nos cruzeirenses.

Cuero, do Once Caldas, tenta consolar Gil, do Cruzeiro, após a eliminação do time mineiro - Reuters

Para piorar, o técnico Cuca ainda agrediu o atacante Renteria no final do jogo. O treinador, porém, negou a agressão.

- O Rentería veio em minha direção, eu me agachei e segurei a bola. E ele se chocou comigo. Lógico, malandro, quer ganhar tempo, faltando um minuto, consegue o objetivo dele - disse Cuca, que tentou explicar a derrota.

- Foi nosso pior jogo neste ano, tanto na pegada quanto na qualidade do passe e na distribuição. Fomos um time apático num momento decisivo. Mas temos que levantar a cabeça e seguir em frente. Não adianta procurar culpado.

Resta agora aos times eliminados remarem de novo no Brasileiro para voltarem no ano que vem no torneio continental.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições