Cancelado neste ano, GP do Bahrein agora é adiado em 2012

Cancelado neste ano, GP do Bahrein agora é adiado em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O chefe comercial da F-1, Bernie Ecclestone, concordou em adiar provisoriamente o GP do Bahrein da próxima temporada, de março para novembro, por conta da instabilidade política no país.

Veja o especial F-1 A corrida deste ano no circuito Sakhir, originalmente programada para iniciar a temporada em março e depois adiada para 30 de outubro em decorrência de uma sangrenta revolta popular, foi finalmente eliminada do calendário em junho depois de pressão das equipes.

Vincent Damourette-29.mai.2011/Efe Bernie Ecclestone ao lado da filha Petra, em Monte Carlo Ao anunciar o calendário provisório para 2012, em junho, o corpo dirigente da FIA colocou o reino do Golfo Pérsico como provável local inaugural da temporada em março.

No entanto, as revoltas no Bahrein continuaram, obrigando o governo a solicitar uma data posterior, segundo informações divulgadas na versão online do "Financial Times".

"Eles não querem [a corrida] logo no começo, então eu tive que ajustar o calendário inteiro", disse Ecclestone ao jornal.

Enquanto o calendário da próxima temporada permanece provisório, a nova data de 4 de novembro, três corridas antes da final, poderia causar problemas logísticos para as equipes, que enfrentam seis corridas em rápida sucessão em continentes diferentes.

No entanto, um porta-voz do Circuito Internacional do Bahrein disse que uma corrida em novembro poderia ter vantagens.

"Estamos muito contentes em sediar o Grande Prêmio em novembro. Devido às altas temperaturas em nosso verão, o começo ou o final da estação é melhor. Novembro é o melhor mês para nós", disse um porta-voz.

O Bahrein tem sido um problema para a FIA desde que manifestantes xiitas foram às ruas da capital Manama em fevereiro, exigindo o fim da liderança sunita no país.

Alguns manifestantes foram mortos e milhares ficaram feridos enquanto forças de segurança do governo tentam reprimir a revolta.

A FIA foi criticada por defensores de direitos humanos e alguns dos pilotos, inclusive do australiano Mark Webber quando anunciou em junho que o GP do Bahrein seria realizado em 30 de outubro.

"Na minha opinião pessoal, o esporte deveria ter assumido uma postura mais firme no início do ano, ao invés de ficar adiando constantemente a decisão, esperando reagendar a corrida em 2011", disse Webber, na época.

"Teria enviado uma mensagem muito clara sobre a posição da F-1 em relação a algo tão fundamental como os direitos humanos e como ela lida com questões morais", concluiu.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições