'Carrasco' de Pato, Chico aposta em estilo gaúcho para conquistar Felipão

'Carrasco' de Pato, Chico aposta em estilo gaúcho para conquistar Felipão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

A raça gaúcha é uma das características mais marcantes das equipes treinadas por Luiz Felipe Scolari. E o volante Chico sabe muito bem disso. Por isso, o novo camisa 3 do Palmeiras se apresenta como um autêntico jogador do Rio Grande do Sul – raçudo e com gosto por um bom carrinho. O detalhe é que ele é de Pato Branco, no Paraná... Os pais gaúchos, porém, garantem-lhe sangue parecido com o de Felipão. Um trunfo e tanto na briga para ser titular no meio de campo palmeirense.

Pato Branco é a cidade natal de Alexandre Pato, astro do Milan e da Seleção Brasileira. E até ele já sofreu com a marcação cerrada de Chico. Na adolescência, a dupla jogava em um clube da cidade e não foram raras as vezes em que estiveram frente a frente. O volante garante que levou vantagem. Afinal, é três anos mais velho do que Pato (24 a 21).

- Já joguei muito com ele lá sim, eu era maior do que ele, então levava a melhor. Tive mais amizade com a irmã dele, com quem estudei. O Pato é um grande jogador, mas nunca mais falei com ele, desde que foi para o Internacional - destacou Chico, que recebeu a reportagem do GLOBOESPORTE.COM em sua casa, na zona oeste de São Paulo.

Aos 24 anos, ele conserva a simplicidade de garoto do interior paranaense para tentar triunfar no Palmeiras. Depois de passar os últimos sete anos em Curitiba, com o Atlético-PR, Chico está na capital paulista há menos de um mês. Está morando num apartamento que pertencia ao atacante Borges, hoje no Grêmio. Com ele veio a mulher Renata, de 23 anos, grávida de seis meses da garota Ana Beatriz. E também a cadela Chiquita, xodó da casa. Tímido, ele foi apresentado no início do mês e confessa que se sentiu um pouco intimidado ao conhecer os medalhões do grupo.

- Tive um pouco de medo do Kleber. Falavam muitas coisas dele, e nada disso é verdade. É um cara muito gente boa, de grupo, me deu toda a força desde o início – ressaltou Chico.

Dentro de campo, nem parece o mesmo Chico. Vigoroso, gosta de marcar o craque do time adversário e tentar anulá-lo. Se o rival sumir em campo, é sinal de que o trabalho foi bem feito. Por isso, não hesita ao afirmar que gosta mesmo é de jogar como primeiro volante, protegendo a zaga e dando o primeiro combate sempre que necessário. Para integrar a melhor defesa do Campeonato Paulista, porém, ele terá de se esforçar muito. Por enquanto, ele só jogou cinco minutos contra o Americana, insuficientes para mostrar futebol.

- Claro que é mais difícil entrar em um time que está arrumado, mas vim para buscar meu espaço. Tenho conversado muito como Felipão, a confiança que ele me passou é grande, então estou otimista. Vamos ver - disse o camisa 3.

Seleção, por que não?

A timidez de Chico vai se perdendo aos poucos. Quando começa a falar dos objetivos que traçou para a carreira, se empolga. Seleção Brasileira, claro, está nos planos. Pela categoria sub-20, ele teve duas convocações em 2006, para torneios amistosos, isso quando defendia o Furacão. Agora, com uma vitrine maior, o camisa 3 espera ser observado até por Mano Menezes.

Se a Seleção faz os olhos do volante brilharem, o mesmo não se pode dizer do futebol europeu. Com os pés no chão, Chico garante que quer fazer história no Palmeiras e até renovar seu contrato se possível - termina em dezembro de 2012. Até lá, terá muito tempo para provar que merece ser ídolo da torcida alviverde.

- Claro que todo mundo pensa em Europa, mas quero é fazer minha história aqui, acabei de chegar. E renovar meu contrato é uma intenção. Quero jogar no Palestra Itália, mas desta vez com a torcida a favor. Para eu jogar lá, meu contrato vai ter que ser renovado, né? (risos) - destacou Chico.

O Palestra só vai ser reinaugurado em 2013, aí como Arena Palestra. Até lá, Chico pode se "divertir" observando as obras da janela de seu apartamento, bem próximo ao estádio. Enquanto isso, vai exercitando seus hábitos gaúchos para convencer Felipão de que merece ser titular.

- Um churrasco à moda gaúcha sempre vai bem. Tinha o costume de fazer sempre lá em Curitiba. Espero conseguir promover um aqui no prédio em breve - desejou.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições