MENU

Carros terão outro cabo de segurança para evitar rodas soltas em acidentes

Carros terão outro cabo de segurança para evitar rodas soltas em acidentes

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 2:58

A Fórmula 1 dobrará o número de cabos de segurança que prendem a roda aos carros na próxima temporada. A intenção é impedir que elas escapem após acidentes, evitando risco para os pilotos, fiscais de pista e o público. Paddy Lowe, chefe de engenharia da McLaren, disse que o Grupo Técnico do Esporte concordou com a mudança para a temporada 2011.

- Os cabos de segurança das rodas são uma grande preocupação para nós. Tivemos o trágico incidente com Henry Surtees na Fórmula 2 no ano passado e ainda vemos rodas se soltarem dos carros da F-1 mais do que gostaríamos quando a regra foi introduzida. Estão funcionando, mas ainda não são confiáveis o suficiente. No ano que vem serão dois cabos - diz Lowe.

Henry, filho do campeão mundial John Surtees, morreu em julho do ano passado após ser acertado na cabeça por um pneu no circuito de Brands Hatch. Vários incidentes com rodas já aconteceram em acidentes na Fórmula 1 neste ano. Cada cabo precisa resistir a uma força de seis toneladas.

- Descobrimos que quando os cabos não funcionam é porque eles foram cortados por algum motivo devido à natureza do acidente. Queremos colocar mais um cabo de cada lado com funcionamento independente, para que diminua a chance de eles não resistirem ao acidente.

veja também