Ceará bate o Guarani e ganha força na briga por vaga na Sul-Americana

Ceará bate o Guarani e ganha força na briga por vaga na Sul-Americana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

No duelo para saber quem ficaria mais tranquilo na disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana, e consequentemente se afastaria mais da zona do rebaixamento, deu Ceará, que bateu o Guarani por 2 a 0. Jogando em casa e demonstrando mais consistência ofensiva do que o adversário, o time alvinegro conseguiu a segunda vitória seguida no Brasileirão, com gols do meia Geraldo e do lateral Boiadeiro. Com o resultado, o Vovô subiu para a 11ª posição com 38 pontos. Já o Bugre, que não vence há quatro rodadas, está no limite dos clubes classificados para a Sul-Americana e apenas cinco pontos distante na zona da degola. O time alviverde permaneceu na 13ª colocação com 34 pontos. No próximo domingo, o Ceará vai enfrentar o Palmeiras, na Arena Barueri, enquanto o Guarani recebe o Corinthians, no estádio Brinco de Ouro.

Geraldo-100 abre vantagem

O Ceará procurou tomar a iniciativa de atacar com velocidade desde o início do confronto, principalmente pelo lado direito com as subidas de Boiadeiro à frente. Do outro lado, o Guarani fez de tudo para não ficar preso no campo de defesa, e nos primeiros minutos até conseguiu equilibrar as ações com as investidas de Mazola. Armado no esquema 3-5-2, o time da casa deixou os seus alas mais soltos para apoiar, enquanto os visitantes, no 4-4-2, tinham dificuldades para superar os três zagueiros adversários.

Aos 15min, o equilíbrio inicial começou a ser quebrado. Pela esquerda, Marcelo Nicácio enfiou boa bola na área para Geraldo, que chutou para as redes na saída do goleiro Douglas. Para delírio da torcida no Castelão, o meia cearense balançou as redes no seu centésimo jogo com a camisa do clube.

 A única boa opção de ataque da equipe de Campinas era Mazola, que deu trabalho para o zagueiro Pablo. Como o jovem defensor já tinha cartão amarelo, o técnico Dimas Filgueiras preferiu tirá-lo por precaução, colocando em campo Herivélton. Outra vez pela direita, o Ceará quase ampliou com Nicácio, que perdeu boa chance após cruzamento de boiadeiro.

Mas aos 43 minutos, em cobrança de falta sofrida por Geraldo, Boaideiro acertou o ângulo e decretou 2 a 0 no marcador. Nada mudou

O Guarani até que tentou adotar uma postura mais corajosa na segunda etapa, sempre explorando a velocidade de Mazola pela ponta esquerda. No intervalo, o técnico Vágner Mancini trocou o lateral-direito Rodrigo Heffner e o meia Diego Barboza por Apodi e Maycon. Mas o ímpeto ofensivo campineiro foi esfriado pela dedicação defensiva dos cearenses.

Com a vantagem no marcador, o Ceará tentou tocar a bola e gastar o tempo. Marcelo Nicácio, que articulou boas jogadas sempre que saiu da área, deixou o campo para a entrada de Washington, que jogou mais preso lá na frente para tentar o gol que definiria a partida.

O confronto ficou embolado e pegado no meio-campo, com poucas oportunidades de gol, além de sete cartões amarelos no total (quatro para cada lado). Na melhor chance dos visitantes, o goleiro Michel Alves fez boa defesa em finalização de Apodi. Mas o resultado final acabou sendo definido mesmo com os gols do primeiro tempo: 2 a 0 para o Ceará, que ganhou força na briga por uma vaga na Sul-Americana.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições