Ceará e Goiás ficam só no empate: 1 x 1

Ceará e Goiás ficam só no empate: 1 x 1

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Se o Goiás levar em conta apenas a tabela do Campeonato Brasileiro, um empate não é bom resultado a essa altura, na qual o time luta para fugir da zona da degola. Mas, neste domingo, pela 23ª rodada, o time esmeraldino buscou no fim o empate por 1 a 1 com o Ceará, jogando no Castelão, e ao menos somou um ponto longe de casa, que pode ser fundamental no fim das contas.

O gol de Wellington Monteiro, aos 42 do segundo tempo, fez o Goiás subir para 21 pontos, mesmo número do Atlético-MG. Ambos estão a quatro pontos do Avaí, primeiro time fora da zona da degola, mas o Esmeraldino vem em boa sequência após o empate e uma vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo, na quarta-feira. O Ceará, que tinha como objetivo voltar a sonhar com o G-4, foi para 30 pontos e está a oito do Botafogo, primeiro que se classificaria para a Taça Libertadores.

Frangaço

O jogo foi equilibrado, com cada time usando o que tem de melhor. Mais incisivo por estar jogando em casa, o Ceará explorou bastante as laterais com Oziel e Ernandes. O problema é que ambos insistiam em cortar para o meio quando tinham a opção de ir para a linha de fundo. Já o Goiás tinha mais força na jogada aérea com Felipe e Rafael Moura.

A equipe de Dimas Filgueiras trocava mais passes e dominava o meio-de-campo. O gol chegou aos 16 minutos quando um dos laterais resolveu aparecer como elemento surpresa no ataque. O atacante Misael caiu pela direita e Oziel avançou para a entrada da área. Na conclusão da jogada, Kempes rolou para o lateral-direito chutar com força, e de pé esquerdo, que nem é o bom dele. Seria uma defesa até tranquila para Harlei, mas a bola explodiu no peito do camisa 1 e foi entrando mansinha para o fundo das redes. O goleiro tentou buscar a bola, mas foi traído pela chuteira, que travou no gramado e fez com que ele escorregasse antes de tentar a defesa.

Pressão goiana é premiada no fim

K empes, do Ceará, domina bola no jogo contra o 

Goiás (Foto: LC Moreira / Futura Press)   O gol sofrido, mesmo com a falha, não abalou o capitão Harlei e sua equipe. Para o segundo tempo, o técnico Jorginho fez alterações que mudariam o ritmo do Goiás. Acuado, o Ceará só conseguiu lances de perigo com o estreante Marcelo Nicácio, que havia acertado com o Fortaleza e acabou assinando com o maior rival.

Enquanto isso, Wellington Saci e Carlos Alberto, que substituíram Ernando e Bernardo, deram nova dinâmica ao meio-de-campo goiano, com toques rápidos e envolventes que confundiram a até então segura defesa do Ceará. Sempre na jogada aérea, Rafael Moura quase empatou em um lance de cobrança de falta.

O Goiás ganhava todas pelo alto e resolveu insistir na jogada. Michel Alves salvou o time da casa o quanto pôde, inclusive em uma cabeçada à queima-roupa de Felipe. Depois, o goleiro ainda contou com a sorte em uma bola no travessão cabeceada pelo mesmo Felipe. Michel chegou a desviar com a ponta dos dedos.

Dimas Filgueiras apostava nos contra-ataques puxados por Nicácio, Geraldo e Misael, mas esta jogada perdeu eficiência quando Misael foi substituído por Tony. Aí, a pressão goiana só aumentou.

O prêmio veio aos 42 minutos, em lance no qual Michel Alves não teve a menor chance de salvar o Ceará. De muito longe, Wellington Monteiro soltou a bomba e acertou o ângulo esquerdo do gol. Tento que fez a equipe esmeraldina sair de campo comemorando demais o resultado que, se não tira o time da zona de rebaixamento, ao menos mantém a sequência positiva de Jorginho.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições