Churrasco, boliche e pesca... Paizão, Mauri cuida dos goleiros do Timão

Churrasco, boliche e pesca... Paizão, Mauri cuida dos goleiros do Timão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

Mauri Costa Lima só não é chamado de pai por Julio Cesar, mas atua como tal. Preparador de goleiros do Corinthians desde 2008, o profissional tem uma relação familiar não só com o goleiro titular do Timão, mas também com os outros três reservas. Não à toa, depois de ser herói na semifinal do Campeonato Paulista, o camisa 1 do Alvinegro agradeceu os conselhos do amigo e instrutor.

- O Mauri é como um pai para mim e também para os outros goleiros do Corinthians. Estamos no quarto ano juntos aqui no Corinthians. Ele nos passa sempre muitas informações sobre os adversários. Ele estuda a maneira como os rivais chutam. É muito importante isso – declarou Julio Cesar, formado nas categorias de base, assim como os reservas Rafael Santos, Danilo e Gauther.

Mas como Mauri chegou ao Corinthians? De onde ele veio? Qual sua trajetória? Em 2008, ano do Timão na Série B, ele foi contratado pelo então gerente de futebol do clube, Antonio Carlos Zago, com quem tinha trabalhado no Juventude. Ele também foi preparador de goleiros no Náutico e no Guarani. Como jogador, teve experiências no Goiás, no Timbu, no Inter de Limeira e no Ituano. Porém, o maior destaque foi como titular do Mogi Mirim, em 1992, no time que tinha Rivaldo, Leto e Válber e ficou conhecido como Carrossel Caipira. Feliz com sua função no Corinthians, Mauri exalta seu estilo “paizão” e conta como faz para manter os goleiros alvinegros unidos. Tem churrasco, boliche, pesca...

- Eu acho muito importante a convivência extracampo. Por isso, em dias de folga, eu procuro organizar alguma atividade com eles. Tem vezes que fazemos churrascos só com as famílias dos goleiros. Nós já nos juntamos para jogar boliche também, para ir a um pesqueiro... É uma forma diferente de conviver. Desde quando comecei a preparar goleiros, tive uma afinidade muito grande com os profissionais. Trato todos sempre como meus filhos – falou Mauri.

O preparador de goleiros do Timão está em sintonia total com Julio Cesar. Especialmente nos elogios. Assim como fez o camisa 1, ele exaltou o amigo.

- O Julio Cesar é um grande cara. Ele tem a humildade e a responsabilidade de saber (e entender) quando erra. Ele tem essa capacidade. O coração dele é do tamanho do mundo. Ele está sempre alegre, sempre procurando transmitir coisas boas. Além disso, é uma pessoa esclarecida, muito correta – acrescentou Mauri.

Inovador em seus treinamentos e sempre atento ao comportamento extracampo dos seus pupilos, o preparador de goleiros do Timão tem todo esse cuidado por achar que ser goleiro não é apenas a escolha de uma posição. É profissão.

- Para mim, goleiro não é apenas uma posição, mas sim uma profissão. E sozinho você não consegue nada. Por isso tem de sempre ter um amigo, um companheiro. Goleiro entende goleiro. É legal que eles troquem ideias, experiências, que um veja o que acontece com o outro – finalizou o “anjo da guarda” de Julio Cesar e cia.

A meta agora é levar Julio Cesar ao seu primeiro título como titular do Corinthians. Até agora, ele foi campeão apenas como reserva: do Brasileirão de 2005, da Série B em 2008 e do Paulistão e da Copa do Brasil em 2009. A primeira final do estadual 2011 com o Santos será neste domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições