Circuito Nacional: etapa de São Paulo atrai atletas para a disputa dos 5km

Circuito Nacional: etapa de São Paulo atrai atletas para a disputa dos 5km

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:20

Destaque da sexta etapa do Circuito Nacional, a disputa dos 5km abre um espaço inédito para os atletas amadores nas ruas de São Paulo, uma das cidades brasileiras que concentra mais grupos de corrida, alcançando recorde de participação em todos os anos da competição. Para quem vai competir pela primeira vez, os declives do percurso serão um desafio à parte. Marcada para o dia 18 de julho, a prova terá ainda os tradicionais 10km e uma largada separada para os amadores, às 8h - a elite corre antes, às 7h - na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu.

São cerca de 270 assessorias esportivas espalhadas pela capital paulista, de acordo com o professor Nélson Evêncio, da Associação de Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo (ATC). Para Márcio Capuano, técnico do GPA Club, os 5km são ideais para atletas que estão na fase de transição da caminhada para as corridas.

- Nós vamos levar para a prova atletas que vão começar a correr agora para eles se acostumarem aos poucos com distâncias mais longas - aponta Márcio.

O clube, que surgiu há 19 anos como primeira iniciativa de uma empresa voltada para as corridas, marcará presença na etapa de São Paulo com 270 corredores divididos entre os percursos de 5km e 10km.

- Participamos, em média, de uma competição por mês, e fazemos três treinos por semana. Um treino de qualidade, alternando corridas mais fortes e mais fracas, um treino curto e um treino longo, no fim de semana. As distâncias variam de acordo com o percurso que o atleta vai disputar. Também procuramos treinar na USP, que possui trechos de bastante elevação, para dar mais segurança aos atletas na prova - explica Márcio.

Competidor dá dicas

Sivaldo Santos Viana, atual vice-líder do ranking brasileiro de corredores de rua, com 106 pontos, considera a etapa de São Paulo especial.

- Sinto essa prova como minha estreia oficial no Circuito Nacional, em 2009. Foi quando comecei a me familiarizar com a organização e ver chances reais de ficar entre os primeiros atletas do país - lembra o atleta.

O fundista já confirmou presença na disputa do próximo dia 18 e dá sua dica para os atletas que vão estrear este ano, nos 5km.

- Quando você corre os 10km, precisa se controlar e não forçar muito na primeira metade da prova, para chegar bem ao final. Já os 5km, uma prova mais curta, de explosão, não precisa se segurar tanto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições