Corinthians joga futuro de toda a temporada contra Tolima-COL

Corinthians joga futuro de toda a temporada contra Tolima-COL

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

É apenas o quinto jogo da temporada, mas o Corinthians já vive o clima de uma verdadeira decisão. Com desempenhos ruins até o momento em 2011, o Timão joga sua vida na Taça Libertadores, contra o azarão Deportes Tolima-COL, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué. A eliminação pode mergulhar o Alvinegro em uma crise logo no início do ano.

O empate por 0 a 0 no Pacaembu deixou o Corinthians em situação complicada. Para avançarem à fase de grupos, os paulistas precisarão de uma vitória por qualquer diferença ou de uma igualdade com gols. A repetição do placar do primeiro jogo leva a decisão para os pênaltis.

A missão ficou ainda mais difícil com a chegada à Colômbia. Além de encontrar um estádio em péssimas condições, o Timão perdeu uma de suas principais estrelas. O lateral-esquerdo Roberto Carlos não se recuperou de dores na coxa direita e dará lugar a Fábio Santos. Será apenas o segundo jogo dele com a camisa alvinegra.

Do outro lado, o Tolima se encheu de confiança. O resultado em São Paulo foi comemorado como uma vitória, principalmente pelo ótimo desempenho quando atua sob seu domínio. No ano passado, o time perdeu somente uma vez jogando em Ibagué. Agora, aposta em muita pressão para levar a vaga.

O uruguaio Roberto Silvera apita a partida. Os auxiliares são os compatriotas Mauricio Espinosa e Carlos Changala. A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP, MS, MT, TO e BA. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real.

O que está em jogo

Tolima: os colombianos jogam para ganharem notoriedade internacional. Com pouca expressão na América do Sul, o clube tem a chance de desbancar um dos times mais poderosos do continente e, assim, chegar à fase de grupos.

Corinthians: mais do que continuar na briga pelo título da Libertadores, o Timão quer acabar com qualquer princípio de "incêndio". A equipe ainda não jogou bem em 2011 e começa a ser questionada pela torcida. Uma queda inesperada neste momento pode

aumentar a pressão e acarretar em mudanças drásticas no departamento de futebol.

As escalações

Tolima: apesar do empate no Brasil, o técnico Hernán Torres não ficou satisfeito com o aproveitamento ofensivo da equipe. Por isso, deve promover uma mudança para aumentar o poder de ataque. O volante John Hurtado pode perder a vaga para o atacante Danny Santoya. A formação: Silva; Vallejo, Julian Hurtado, Arrechea e Noguera; Chara, Bolívar, Castillo e Murillo; Santoya e Medina.

Corinthians: Tite fará duas alterações em relação ao time que empatou em casa. O lateral-esquerdo Roberto Carlos, com um problema muscular na coxa direita, dá lugar ao reserva imediato Fábio Santos. No meio de campo, uma troca tática. Sai o armador Bruno César para a entrada do volante Paulinho. O Timão começa a partida com: Julio Cesar,

Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Jucilei, Paulinho e Jorge Henrique; Dentinho e Ronaldo.

Fique de olho

Tolima: o meia Murillo é o grande articulador das jogadas da equipe colombiano. Com precisão e boa presença ofensiva, o jogador deu muito trabalho para a defesa alvinegra no confronto do Pacaembu.

Corinthians: o volante Paulinho surge como uma arma do técnico Tite. O volante será o "homem-surpresa" no campo ofensivo. Contra a Portuguesa, pela primeira rodada do Paulistão, ele marcou um gol surgindo como um atacante na entrada da área.

O que eles disseram

Rafael Castillo, meia do Tolima: "Estamos tranquilos, mas não satisfeitos. Creio que demos um passo importante com o empate no Brasil, mas agora precisamos ganhar".

Tite, técnico do Corinthians: "A grandeza e a tradição do Corinthians trazem uma responsabilidade para o jogo. Sabemos que o Tolima tem uma grande equipe, mas precisamos do resultado. O empate não interessa a ninguém. Acredito que teremos mais espaços para jogar".

Números e curiosidades

* Desde 2005, as equipes brasileiras passaram a disputar a fase prévia da Libertadores. Nesses seis anos, tiveram 100% de aproveitamento, classificando todos seus representantes, e não sofreram derrota alguma.

* O Corinthians terminou a temporada 2010 com nove jogos de invencibilidade jogos. Sua última derrota aconteceu dia 13 de outubro, quando perdeu para o Vasco por 2 a 0, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas 14 partidas, 13 delas sob o comando de Tite, o Timão obteve seis vitórias e oito empates.

* O balanço do Corinthians em Libertadores contra adversários estrangeiros é positivo. O Timão já enfrentou times de fora do Brasil em 53 oportunidades, conseguindo 31 vitórias, nove empates e 13 derrotas. Nesses jogos, o Corinthians marcou 112 gols e sofreu 65.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições