Corinthians vence, e Flu agora lidera por apenas um gol no saldo

Corinthians vence, e Flu agora lidera por apenas um gol no saldo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Com uma marcação forte e aproveitando bem os contra-ataques, o Corinthians derrubou o Fluminense por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, e embolou ainda mais o Campeonato Brasileiro. Jucilei e Iarley fizeram os gols da vitória, e Washington diminuiu para os cariocas. Com o resultado, os dois times estão empatados com 41 pontos na classificação, mas o Tricolor segue na liderança por ter um gol a mais no saldo. O Cruzeiro também entrou na briga e vem logo atrás com 40. Mas o Corinthians tem um jogo a menos. No dia 13 de outubro, o Timão enfrenta o Vasco em jogo adiado da 18ª rodada. Nos últimos oito jogos, o Fluminense venceu apenas dois. Nos 24 pontos disputados, o time carioca só conquistou nove. O técnico da seleção brasileira Mano Menezes observou a partida de uma das cabines do Engenhão.

A vitória paulista aumentou o jejum tricolor. O Corinthians não perde para o Fluminense desde o 1º turno do Brasileiro 2005. São 11 jogos entre os clubes com seis vitórias do Timão e cinco empates.

No sábado, o Corinthians enfrenta o Grêmio Prudente, no Pacaembu, às 18h30 (de Brasília). No domingo, o Fluminense disputa o clássico contra o Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão.

Marcação forte, o segredo paulista

O primeiro tempo teve poucos lances de emoção. O Fluminense, tirando lampejos de Deco, não conseguia furar o bloqueio corintiano. Com menos de sete minutos de jogo, Washington foi flagrado três vezes impedido. Na última, em que ficaria na cara do goleiro Julio Cesar, o atacante tricolor reclamou muito com a arbitragem. Mas sem razão.

O Corinthians fazia linha de impedimento quando o Fluminense avançava com a bola dominada.  Parecia arriscado, mas deu certo no primeiro tempo. Isolado no ataque, Washington não assustou. Mariano não teve muito espaço. Conca estava apagado.

O Fluminense, na verdade, só chegou uma vez com perigo nos primeiros 45 minutos. Linda tabela de Deco com Conca. Mas o camisa 20 chutou cruzado para fora. A bola passou perto do ângulo direito.

Se o Fluminense começou melhor tentando marcar sob pressão, lentamente o Corinthians passou a ganhar terreno e aparecer no ataque. Roberto Carlos era uma boa opção. Paulinho, em um chute muito perigoso, assustou o goleiro Fernando Henrique. E o time paulista chegou ao gol no fim do primeiro tempo. Aos 44 minutos, após uma cobrança de falta, a bola sobrou para Elias. O passe foi perfeito para Jucilei, que teve calma e categoria para dominar a bola no peito e chutar sem deixá-la cair no chão. Canto direito de Fernando Henrique: Corinthians 1 a 0. Bobeira de posicionamento de Leandro Euzébio, que deixou o volante livre no meio da área tricolor.

Muricy muda esquema, Timão amplia

Conca e Deco lamentam uma chance perdida do

Fluminense (Foto: Andre Durão/Globoesporte.com) O Fluminense voltou para o segundo tempo com Rodriguinho no lugar de André Luis. Muricy Ramalho saiu do esquema 3-6-1 e retornou para o tradicional 4-4-2. E a mudança deixou o time carioca mais ofensivo. O jogo ficou mais aberto.

Rodriguinho apareceu na cara de Julio Cesar. Mas chutou em cima do goleiro. Mesmo assim, o torcedor tricolor começou a gritar o nome do meia Marquinho, que estava no banco. Mas o problema parecia muito mais de postura em campo. Eram muitos erros de passe. O Fluminense estava desorganizado. O Corinthians tentava armar um contra-ataque para decidir a partida. Mas falhava no último passe. E também foi prejudicado pela arbitragem. Após uma bobeira de Leandro Euzébio, o zagueiro faz falta em Elias, que partia livre para entrar na área. Era o último homem. Lance para expulsão. Mas nem falta foi marcada.

Mas, aos 20 minutos, saiu o segundo gol paulista. A defesa tricolor tentou fazer a linha de impedimento. Deu errado. Alessandro recebeu ótimo passe de Elias e apareceu livre na direita. O lateral só rolou para Iarley, que entrava pelo meio da área e desviou a bola. Fernando Henrique apenas observou.

A torcida tricolor perdeu a paciência. Passou a vaiar Julio Cesar. Mas aí quando tudo parecia decidido, Deco tocou de cabeça para Rodriguinho, que entrou na área e cruzou rasteiro para Washington tocar para o gol: 2 a 1, e artilharia isolada do Brasileirão para o "Coração Valente", com 10 gols.

As vaias viraram aplausos e cantos de incentivo. O gol era importante porque devolvia a liderança do Brasileiro ao Fluminense no saldo de gols. Adilson Baptista resolveu, então, tirar Bruno Cesar e colocar o volante Boquita. O treinador procurava mais fôlego na marcação no meio-campo. Principalmente depois que Rodriguinho encontrou espaço para dominar na intermediária e chutar com força. Julio Cesar fez grande defesa para evitar o gol.

A mudança deu certo. Com Deco bem marcado, o Fluminense perdeu a criatividade. E o Corinthians só esperou o relógio passar para comemorar a importante vitória.

FLUMINENSE 1 X 2 CORINTHIANS Fernando Henrique; Gum, André Luis (Rodriguinho) e Leandro Euzébio; Mariano, Fernando Bob, Valencia (Marquinho), Deco, Conca e Julio Cesar (Carlinhos); Washington Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos (Leandro Castan); Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César (Boquita); Jorge Henrique e Iarley (Danilo) Técnico: Adilson Baptista Técnico: Muricy Ramalho Gols: Jucilei aos 44 minutos do primeiro tempo; Iarley aos 20 minutos do segundo tempo; Washington aos 25 minutos do segundo tempo Cartões amarelos: Jucilei, William, Paulo André (Corinthians); Valencia (Fluminense)

Público: 20.728 pagantes (23.126 presentes)

Renda: R$ 585.260,00 Estádio: João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro

Data: 15/09/2010

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)

Auxiliares : Roberto Braatz (Fifa-RS) e Alessandro de Matos (Fifa-BA)  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições