Cotado para defender a Bielorrússia, brasileiro se prepara para pegar PSG

Cotado para defender a Bielorrússia, brasileiro se prepara para pegar PSG

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Há quatro anos ele chegou a dormir sem visto e sem comida no aeroporto de Kiev, mas atualmente é o artilheiro, melhor meia e melhor jogador do clube pentacampeão da Bielorrússia. Essa é a história do meia Renan Bressan, de 22 anos, que foi tentar a sorte na Europa longe de grandes centros do futebol como Espanha, Itália ou Inglaterra, mas em um país que passa a maior parte do ano no frio. Destaque do BATE Borisov, o brasileiro entra em campo nesta quinta-feira contra o Paris Saint-Germain, em casa, pelo mata-mata da Liga Europa .

O sucesso no clube fez a torcida cobrar até a convocação de Renan para defender a seleção da Bielorrússia, ideia que o meia não descarta. Mas o brasileiro nem sempre foi ídolo. Após o início conturbado no Tubarão, de Santa Catarina, e passagens frustradas pelas divisões de base de Atlético Paranaense, Corinthians e Cruzeiro, o jogador chamou a atenção de um olheiro ucraniano que o levou para o Gomel, da Bielorrússia. O jogador partiu sozinho para um país de idioma difícil, comida diferente, temperatura e cultura nada parecidas com as brasileiras, em uma empreitada que poderia fracassar como nas tentativas anteriores.

- Seleção? A da Bielorrússia está mais perto. Gostaria de atuar pela Seleção Brasileira, é claro, mas aqui já pedem minha convocação  e acho difícil a disputa no meio de campo do Brasil - disse o catarinense, que ainda não deu entrada no pedido de naturalização.

Das muitas histórias curiosas do camisa 10 do BATE, uma delas se destaca. Quando saiu do Brasil, Renan conseguiu um visto de duas entradas e duas saídas da Bielorrússia. O catarinense deixou o país e foi até a Ucrânia para fechar com o Karpaty, mas o acordo não evoluiu. O jovem voltou então para a Bielorrússia para assinar com o Vitebsck ou com o Gomel. Decidido, Renan foi para a Turquia para a pré-temporada com o Gomel, mas quando voltou para a Ucrânia em escala para a Bielorrússia foi impedido de deixar o aeroporto, já que o visto havia vencido.

- Fiquei sem visto no aeroporto e o empresário conseguiu me autorizar a ficar lá, porque queriam me mandar de volta para a Turquia. Cansado, resolvi dormir. Quando acordei, todos os restaurantes estavam fechados. Fiquei lá tomando café das máquinas, no frio, e com uma barra de chocolate para a noite toda, sem entender nada do que falavam - lembra o camisa 10.  

Depois de três anos no Gomel, o meia chamou a atenção do BATE Borisov, atual pentacampeão bielorrusso. Participante da fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/2009, o clube chegou pela segunda vez consecutiva à fase de grupos da Liga Europa e conseguiu avançar para enfrentar o Paris Saint-Germain no mata-mata.. No BATE, Renan se consagrou. Com 15 gols, foi o artilheiro, melhor meia e melhor jogador do último campeonato nacional Queridinho no país, o meia já foi um desconhecido e sofreu com o idioma.

- Nem sei como consegui aprender. Tudo que eu não sabia chegava em casa, anotava em um caderno e tentava decifrar. Me virava com o inglês, mas foi muita loucura - afirma o meia.

Em alta na ex-república soviética, Renan sonha alto ao pensar em um possível retorno ao futebol brasileiro. Tubarão? Não: o camisa 10 do BATE quer a Série A do Brasileirão.

- Quando criança eu torcia pelo Vasco, mas seria um prazer jogar pelo Fluminense, atual campeão, São Paulo, pela estrutura e tradição, e é claro, Flamengo. Imagina só um meio de campo com Bressan, Thiago Neves e Ronaldinho? Sonhar não custa nada - se diverte o brasileiro.

Esperançoso, Renan afirma que 2011 tem tudo para ser o ano dele, e espera que a equipe chegue longe na Liga Europa.

- O futebol cresceu muito aqui, a vitória sobre a França nas eliminatórias da Eurocopa de 2012 ( NR: 1 a 0, em setembro de 2010 em Paris ) ajudou. Agora o BATE pode ajudar a aumentar essa paixão, e eu vou fazer de tudo para que a gente consiga nosso objetivo de vencer todos os obstáculos - conclui o brasileiro do gelado país do Leste Europeu.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições