Dan Wheldon vence na última curva as 500 Milhas. Tony Kanaan é quarto lugar

Dan Wheldon vence na última curva as 500 Milhas. Tony Kanaan é quarto lugar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

Em uma das chegadas mais emocionantes em 100 anos de história, o inglês Dan Wheldon venceu as 500 Milhas de Indianápolis, neste domingo. O piloto da Bryan Herta, que abriu a última volta em terceiro, assumiu a liderança somente na última curva, após o novato JR Hildebrand bater no muro.

O americano da Panther, ainda com os destroços sendo arrastados pela pista, ficou em segundo. Scott Dixon, da Ganassi, ficou em terceiro. O brasileiro Tony Kanaan fez uma boa corrida e terminou em quarto. Em compensação os outros brasileiros não tiveram o mesmo desempenho: Vitor Meira ficou em 15º, Helio Castroneves foi o 17º e Bia Figueiredo a 21ª.

Com poucas bandeiras amarelas, a prova começou a se desenhar a partir da segunda metade, com o destaque para o pelotão comandado pela Ganassi, com Dario Franchitti e Scott Dixon, o pole Alex Tagliani, o espanhol Oriol Servia e Dan Wheldon. O brasileiro Tony Kanaan, que mostrou durante toda a prova ter um dos melhores carros no oval de 2,5 milhas, sofreu com problemas no box e com as paralisações sob bandeira amarela, impedindo de ficar em uma posição melhor.

O momento de mudança na prova aconteceu quando alguns pilotos, entre eles Danica Patrick, Hildebrand, Bertrand Baguette e Franchitti, anteciparam as suas paradas, arriscando numa estratégia de várias bandeiras amarelas.

A primeira surgiu logo quando Tagliani raspou o muro. Poucas voltas depois, a batida entre Ryan Briscoe e Townsend Bell ajudou ainda mais o grupo. Na frente seguiam Dixon, Kanaan, Servia e um surpreendente Graham Rahal. Quando eles fizeram a suas últimas paradas, iniciou uma troca frenética de posição, uma senha para o que viria no final.

A líder no momento era Danica. Só que a estratégia da Andretti, que contava também com Marco, não deu certo, e a piloto teve que parar quando faltavam 10 voltas para o fim. A vez de assumir a ponta era do belga Bertrand Baguette. Ele, Franchitti e Hildebrand eram os únicos que seguiam sem parar. Atrás vinham Dixon, Wheldon, Rahal e Kanaan.

Faltando quatro voltas, Baguette não tinha tanque para aguentar até o fim, sendo obrigado a parar, e quando muitos imaginavam que as 500 Milhas cairiam no colo de Franchitti, o escocês era ultrapassado por Hildebrand. O novato da Panther não mostrava sinais de que diminuiria a velocidade, normal quando se poupa combustível – ao contrário do piloto da Ganassi, que perdia rendimento.

E assim foi até a última volta, quando já na curva 4 ele bateu no muro. Wheldon, que tinha ultrapassado Dixon na última volta, aproveitou a confusão e venceu a sua segunda edição das 500 Milhas. As emoções da Fórmula Indy retornam no dia 11 de junho no oval do Texas.

Resultado final das 500 Milhas de Indianápolis

1º. Dan Wheldon (ING/Herta), 200 voltas

2º. JR Hildebrand (EUA/Panther), a 2s1086

3º. Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 5s5949

4º. Tony Kanaan (BRA/KV), a 7s4870

5º. Oriol Servià (ESP/Newman-Haas), a 8s8757

6º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 9s5434

7º. Bertrand Baguette (BEL/Rahal Letterman Lanigan), a 23s9631

8º. Tomas Scheckter (AFS/KV), a 24s3299

9º. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), a 25s4711

10º. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 26s4483

11º. Ed Carpenter (EUA/Sarah Fisher), a 27s0375

12º. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 56s4167

13º. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), a 1 volta

14º. Will Power (AUS/Penske), a 1 volta

15º. Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1 volta

16º. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 1 volta

17º. Hélio Castroneves (BRA/Penske), a 1 volta

18º. Buddy Rice (EUA/Panther), a 2 voltas

19º. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), a 2 voltas

20º. Pippa Mann (ING/Conquest), a 2 voltas

21º. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 3 voltas

22º. John Andretti (EUA/Andretti Autosport), a 3 voltas

23º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport), a 3 voltas

24º. Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold), a 7 voltas

25º. Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold), a 7 voltas          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições