De casa nova, Palmeiras não sai do zero com o Prudente, em Barueri

De casa nova, Palmeiras não sai do zero com o Prudente, em Barueri

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Palmeiras parecia à vontade, como se estivesse em casa. Atacou e teve o apoio dos poucos torcedores que se arriscaram a acompanhar o jogo contra o Grêmio Prudente na noite fria deste sábado. Mas, na primeira partida como mandante fora do Palestra Itália - interditado para dar lugar a uma moderna arena em dois anos - o time falhou e não conseguiu furar a defesa do rival, que foi dono da Arena Barueri até o fim do ano passado - quando se chamava Grêmio Barueri. Apesar de dominar a partida, o Alviverde não saiu do 0 a 0 com o time interiorano, em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os palmeirenses chegam a oito pontos, mas comprometem seu plano de conseguir acumular "gordura" no Nacional até a parada para a Copa do Mundo. O Prudente, time comandado por Toninho Cecílio, ex-gerente de futebol do Palmeiras e que foi cumprimentado por quase todos jogadores alviverdes antes do jogo, abandona momentaneamente a zona de rebaixamento do Brasileirão, com cinco pontos.

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Flamengo, no Pacembu, às 21h50m de quarta-feira (de Brasília). Já o Grêmio Prudente recebe o Atlético-GO, no Prudentão, no mesmo dia às 19h30m.

Palmeiras pressiona, mas gol não sai

Jogando pela primeira vez fora do Palestra Itália como mandante na Arena Barueri, o Palmeiras mostrou-se bastante à vontade na “nova casa”. Desde os primeiros minutos, o Alviverde tomou conta da partida e levou perigo ao goleiro Márcio. Tanto que logo aos seis minutos Cleiton Xavier bateu falta e obrigou o camisa 1 do time prudentino a se esticar todo para afastar.

Maurício Ramos cabeceia entre dois defensores:

zagueiro teve gol anulado (Foto: Getty Images)   Dois minutos depois foi a vez de Vitor assustar o bom goleiro do time interiorano. O lateral destro ajeitou a bola com o pé direito e arrematou com o esquerdo, obrigando Márcio a fazer nova defesa. Aos 14, o Palmeiras chegou a colocar a bola na rede do Prudente, mas o juiz anulou. Depois de cobrança de escanteio, Maurício Ramos arrematou para o gol, mas Cléber Wellington Abade alegou que Ewerthon, atleta que estava impedido, mas não participava da jogada, atrapalhou a visão de Márcio.

O Prudente vivia de contragolpes esporádicos. Quando tinha a bola nós pés, o time de Toninho Cecílio atacava mais pelo lado direito, onde Sasha encontrava mais facilidade para descer. Sem a bola, a equipe do interior paulista se fechava com os três zagueiros, segurando inclusive os dois laterais. A melhor chance do time que já foi o “dono” da Arena Barueri – quando levava para campo o nome da cidade da Grande São Paulo – foi com Marcelo Oliveira, aos 42 minutos, que cobrou falta rente ao gol de Marcos.

- Temos de manter este ritmo ou até melhorar porque ainda está 0 a 0 e temos chances de conseguirmos a vitória – disse o atacante Ewerthon, na saída para o intervalo.

Empate sem gols persiste

Apesar de seguir dominando a partida, o Palmeiras teve mais dificuldades no segundo tempo para arriscar contra a meta de Márcio. As duas chances que teve foram com o zagueiro Maurício Ramos, depois de lances de bola parada. Aos seis minutos, o defensor cabeceou para fora. Aos 12, arrematou da grande área, depois de cobrança de falta, e viu a bola passar bem perto do travessão do arqueiro do Prudente.

Para conseguir melhorar o sistema ofensivo, Parraga trocou Lincoln, meia que ajudava na armação do time com Cleiton Xavier, e colocou o atacante Paulo Henrique. Na primeira oportunidade que teve, aos 22 minutos, o avante chutou fraco e torto, para fora.

Paulão e Vinícius disputam a bola no empate sem gols deste sábado (Foto: Getty Images) O Prudente, que vivia de ataques ocasionais, teve o lance mais perigoso do jogo, aos 27 minutos. Tadeu passou fácil pelos defensores e lançou Wanderley. O camisa 9 deu um toque leve e chegou a encobrir Marcos. Mas ele não contava com o zagueiro Danilo, que tirou a bola em cima da linha, salvando os palmeirenses.

Com o passar do tempo, o Alviverde passou a atacar de forma desordenada, fruto da ansiedade por conseguir a vitória. Além de desperdiçar as chances que tinha, o time ainda parava na boa defesa do Prudente, que conseguia segurar o ímpeto rival.

Nos minutos finais, Cleiton Xavier teve a chance de tirar o zero do placar em cobrança de falta. Mas a bola foi para fora, acertando somente os entulhos do local onde está sendo construída a nova arquibancada da Arena Barueri.

PALMEIRAS 0 X 0 GRÊMIO PRUDENTE Marcos; Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva (Eduardo); Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln (Paulo Henrique); Vinícius (Ivo) e Ewerthon. Márcio, Diego, Leonardo e Paulão; Sasha, Rodrigo Mancha, João Vítor , Wesley (Tadeu) e

Marcelo Oliveira; Flavinho (Carlos Eduardo) e Wanderley (Henrique).

  Técnico: Jorge Parraga. Técnico: Toninho Cecílio. Cartões amarelos: Rodrigo Mancha (PRU).

Local: Arena Barueri. Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson José de Moraes (ambos de São Paulo).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições